Assinar
Anadia // Avelãs de Cima // Bairrada  

Avelãs de Cima: Rota dos Moinhos tarda a chegar

Os 18 moinhos de água, existentes ao longo do rio que começa no lugar de Ferreirinhos (Avelãs de Cima), passando por Canelas, Póvoa do Gago, terminando em Ferreiros, junto ao Moinho Velho (Moita) são um património centenário que um grupo de canelenses (Canelas – Avelãs de Cima) quer recuperar para dar forma a um projeto único no concelho e na região, designado de Rota dos Moinhos.
O assunto já foi notícia neste semanário e agora regressou à reunião de câmara pela mão de Américo Tomás, morador em Canelas e um dos mentores do projeto que passa pela reconstrução dos moinhos e criação de um percurso pedonal numa extensão de aproximadamente 8 quilómetros (até ao Moinho do Pisco).
Na ocasião, a edil Teresa Cardoso confirmou a importância da obra e da necessita de um projeto que “venha a ter enquadramento numa eventual candidatura a fundos comunitários que se começam agora a desenhar”. Por isso, referiu que este projeto até “pode ter viabilidade numa determinada medida”, deixando claro que “logo que haja essa possibilidade, ser-vos-á comunicado.”
Américo Tomás destacaria ainda que, com o apoio da Junta de Freguesia, foi recuperada uma represa existente no rio e que fornece água a um moinho já reconstruido, faltando abrir o caminho, assinalar o percurso e colocar sinalização. Obras que têm custos elevados e que necessitam de um apoio efetivo da autarquia.
A vontade dos promotores é abrir este trajeto a todos os amantes de caminhadas e da Natureza: “há muita gente a perguntar quando a Rota é aberta”, concluiu Américo Tomás.