Assinar
Anadia // Bairrada // Mogofores  

Concurso nacional “Jovens Inspiradores 2015” premeia jovem de Mogofores

Inspira os irmãos, os primos, os amigos e, por que não, também os nossos filhos. Falamos de Francisco Power, de 17 anos, que reside em Mogofores e é o irmão mais velho de seis.
Tem tanto de curioso, como de tímido, e acaba de vencer o concurso “Jovens Inspiradores 2015”, promovido pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, na categoria dos 14 aos 17 anos.
O Francisco demonstrou sempre um enorme talento científico: desde pequeno, construía os próprios brinquedos de base eletrónica (a última invenção foi uma zarabatana com mira lazer); mas tem também uma enorme apetência para o ilusionismo, que o levou já a participar em inúmeros eventos, festas e até numa ação de voluntariado no Hospital Pediátrico de Coimbra. Além disso, é um excelente aluno – a média de 19 valores não deixa qualquer margem de dúvida. Estudou no Colégio de Famalicão, mas presentemente frequenta o 12.º ano, na Escola Básica e Secundária de Anadia. Sonha seguir engenharia mas, para já, o tempo é dividido entre a escola, a casa, onde cada um dos seus membros tem tarefas bem definidas, e as atividades de que mais gosta.
No texto enviado a concurso e que lhe valeu o primeiro prémio na sua categoria, afirma-se como um jovem “muito curioso”, que sempre “quis saber como funciona o mundo”. Adora explorar a física, a química, a matemática, a geometria, e ver o que pode fazer com os conhecimentos que vai adquirindo.

O prémio. “Depois de ouvir os outros finalistas [do “Jovens inspiradores 2015”], pensei que não tinha hipótese, por isso quando ouvi o meu nome fiquei completamente espantado. Todos mereciam o prémio.”
O segredo para conseguir tudo isto? Determinação, empenho e gosto em tudo o que faz, a que se acrescenta a particularidade de não ter telemóvel, nem facebook. “Não me fazem falta, nem me fazem perder tempo”, diz, acrescentando que “quando se gosta de uma coisa, é tudo muito fácil. Quando estou na internet ou a ver vídeos, nunca perco tempo. Estou a ver coisas sobre ciência, que me possam ajudar na escola e que depois me ajudem a minimizar o tempo que tenho que dedicar aos estudos. Mas como adoro tudo o que faço, basta saber gerir o tempo.”
Na sua categoria, foram sete os finalistas (entre os quais uma irmã de Francisco) e, na atribuição do prémio, o júri destacou “a própria família do Francisco, toda ela catalisadora da generosidade e dos talentos dos seus membros”.
E, de facto, a família do Francisco é especial. Quem colocar os olhos no blog da família (http://umafamiliacatolica.blogs.sapo.pt/), percebe por quê.
Abre a página uma breve apresentação onde se lê: “somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.”
Talvez por aqui já se perceba a razão deste jovem e da sua irmã Clara, de 14 anos, serem “inspiradores”, não só pela forma como vivem o dia a dia em família, no amor, união e partilha, mas como ocupam os tempos livres, inspirando os colegas e amigos a seguirem-lhe os passos. Uma filosofia ou forma de estar na vida que tem como alicerce esta aliança familiar. Por isso, não esconde que o facto de ter nascido no seio de uma família católica, praticante, o ajuda e lhe dá uma perspetiva diferente, moldando a sua maneira de estar e de se relacionar no mundo.
A título de curiosidade, refira-se que o pai, irlandês, chama-se Niall e trabalha na Universidade de Aveiro. A mãe, portuguesa, chama-se Teresa e é professora de inglês, em Anadia. São ambos catequistas.

Uma inspiração. Ainda que esta tenha sido a sua primeira participação num concurso, avança que só quis mostrar “como posso ser inspirador para os outros e colocar os meus talentos a render ao máximo”.
“Consegui arrancar colegas dos computadores e da televisão. Aprendi a resolver o cubo de Rubik na internet e já consegui colocar amigos meus a resolvê-lo também”. A JB confessa que, hoje, resolve o cubo em 13 segundos e que numa competição realizada este ano, em Lisboa, ficou em 8.º lugar (resolveu o cubo mágico em 18 segundos).
“Comecei a levá-lo para a escola e a ensinar e desafiar os meus amigos, mostrando-lhes que o cubo é bem mais fixe do que os jogos do PC ou telemóvel”. Uma das várias batalhas que vai travando e vencendo, pouco a pouco.
O concurso Jovens Inspiradores premeia jovens que se distingam pelos seus talentos, altruísmo, exemplo e empreendedorismo, nos respetivos segmentos etários: dos 10 aos 13 anos; dos 14 aos 17 e dos 18 aos 23.
Promovido pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, este ano em parceria com a Ticket Serviços, o concurso cumpriu a sua 4.ª edição, registando 73 candidaturas de todo o país.
O Francisco trouxe para casa um Notebook HP como prémio.
Catarina Cerca
catarina.i.cerca@jb.pt