Assinar
Anadia // Bairrada  

Centro de Saúde de Anadia: Programa inovador ajuda a prevenir quedas

“Não caia mais nessa” é a designação do programa de prevenção de quedas, promovido pelo Centro de Saúde de Anadia, e que está a decorrer, duas vezes por semana, em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Anadia, nas Piscinas Municipais. Um programa inovador, frequentado por nove pessoas residentes no concelho, que terminará no final deste mês, mas que está a ser um enorme sucesso.
Destinado a pessoas com mais de 50 anos ou com doenças crónicas ou incapacitantes, este programa está a ser uma mais-valia na prevenção de quedas, que são “um dos problemas de saúde pública que mais afeta a população à medida que vamos envelhecendo ou à medida que vamos perdendo as nossas habilidades funcionais”, avança Marlene Rosa, responsável pelas “aulas” e fisioterapeuta do Centro de Saúde de Anadia.
“Segundo a Direção Geral da Saúde, as lesões mais frequentes associadas ao envelhecimento resultam de quedas. As consequências são várias e vão desde a hospitalização, à perda de autonomia, à institucionalização e até à morte. As consequências ao nível social e psicológico também são significativas, destacando-se a perda de confiança dos indivíduos, que acabam por se isolar e restringir às atividades do seu dia-a-dia, por vezes associando-se quadros de depressão”, destaca.
É contra este desfecho que durante seis semanas (tempo de duração do programa) a sala de aeróbica das Piscinas Municipais tem ajudado à manutenção de um estilo de vida saudável. O acompanhamento é realizado por Marlene Rosa e conta com a colaboração de toda uma equipa multidisciplinar.
Durante sessões de 60 minutos realizam-se exercícios de fortalecimento, flexibilidade, resistência aeróbia e equilíbrio, todos perfeitamente adequados à situação de saúde dos participantes, mas também se trabalha os aspetos de literacia em saúde, essenciais para a adoção de comportamentos saudáveis (temas: modificação do espaço de habitação através da eliminação de fatores de risco; correta alimentação e adequada gestão de comportamentos em saúde; conselhos para se manter ativo).
A utilização de espaços recreativos e ao ar livre na cidade de Anadia tem sido também um objetivo essencial deste programa, estimulando os participantes à continuação dos hábitos de caminhada e exercício em grupo, o que poderá ajudar a combater o isolamento que é bastante comum em pessoas com história de quedas.

Vem aí outro programa. A JB, Marlene Rosa revela que, na continuidade do plano de atividades, o Centro de Saúde de Anadia propõe-se ainda a desenvolver outros programas na comunidade, nomeadamente um Programa de Prevenção da Dor Lombar (restrição e dor da coluna, hérnias, pós-cirúrgicos, alterações de postura).
Prevê-se que este programa tenha início em janeiro de 2016 e as inscrições para os interessados (utentes do Centro de Saúde de Anadia e extensões) já se encontram abertas.
Assim, os possíveis interessados deverão dirigir-se ao Serviço de Fisioterapia do Centro de Saúde de Anadia durante este mês.

Catarina Cerca
catarina.i.cerca@jb.pt