Assinar


Bairrada // Mealhada  

Chineses plantam árvore no “coração” da Mata

Uma comitiva chinesa, composta por 31 responsáveis de duas universidades daquele país, visitou a Mata Nacional do Buçaco, no passado sábado, e deixou-se surpreender pelos encantos do Palace Hotel e dos 105 hectares de floresta em “estado puro”. “Saímos daqui extasiados com a beleza natural do Buçaco”, confessou, no final da visita, Yuchi Wang, porta-voz do grupo e diretora-geral do Intercâmbio Cultural e Educacional Luso-Chinês.
A comitiva da República Popular da China foi recebida, no Convento de Santa Cruz, pelo presidente da Fundação Mata do Buçaco (FMB), António Gravato, e pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte. O líder da FMB deu algumas explicações históricas sobre a Mata e os monumentos ali edificados e contou um pouco da vida dos Carmelitas que ali viveram. Já o vice-presidente da CMM desafiou os chineses a regressarem, com outros compatriotas, à Mealhada. Um repto que parece ter resultado, uma vez que Yuchi Wang mostrou-se bastante interessada na utilização do centro de estágios do Luso por parte de equipas de futebol chinesas.
No final da visita, a comitiva plantou uma árvore na Avenida dos Cedros, no “coração” da Mata Nacional do Buçaco. Com as coordenadas GPS da localização do cedro na sua posse, os 31 chineses poderão acompanhar, à distância, a evolução da árvore.