Assinar


Bairrada // S. Lourenço Bairro  

Clínica do Cértoma realiza ação sobre saúde oral no Centro Social

A Clínica do Cértoma realizou uma Ação de Promoção da Saúde Oral no Idoso, no dia 26 de janeiro, no Centro Social Recreativo e Cultural da Pedralva.
Ana Carolina Santos (Médica Dentista) destacou o papel que a Saúde Oral assume num envelhecimento saudável. Começando por referir as alterações mais frequentes na boca, como a perda de dentes e a diminuição de saliva, entre outras, mencionou a periodontite, gengivite, cárie radicular e sensibilidade dentária como patologias que mais afetam a cavidade oral.
Os hábitos incutidos desde cedo quando ainda crianças, não devem ser descurados com o passar dos anos.
Ana Carolina Santos destacou a importância de uma correta higiene oral, relembrando as técnicas de higienização dos dentes e tecidos moles, complementadas com visitas regulares ao médico dentista.
Em caso de perda de dentes, a prótese removível, fixa e implantes dentários, opção que mais se aproxima da dentição natural, foram as três hipóteses apresentadas para reabilitação oral. Formas de colmatar uma mastigação deficitária e dificuldades de comunicação, duas situações que têm na base a perda de dentes.
Ana Carolina Santos alertou para a importância da observação frequente dos lábios, dentes, mucosas e língua, gesto relevante no combate ao cancro oral, em que um diagnóstico precoce é crucial.
Utentes do Centro Social Recreativo e Cultural da Pedralva, seus familiares, e colaboradores(as) da instituição estiveram presentes na palestra. Através desta Ação de Promoção da Saúde Oral no Idoso, a Clínica do Cértoma pretende sensibilizar a terceira idade e os seus cuidadores para a importância da higiene oral.
A boca sofre alterações com o passar dos anos, nunca sendo tarde para a adoção de estilos de vida impulsionadores de saúde.