Assinar


Bairrada // Mealhada  

“Portugal Lés a Lés” traz 1.400 motards ao Luso/Buçaco

Está apresentada a 18.ª edição do passeio “Portugal Lés a Lés”, que este ano terá o fim de uma etapa na Mata do Buçaco. É uma estreia da região nestas andanças, passando a fazer parte do calendário do mítico evento organizado pela Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal. Com casa cheia, no Luso, no passado domingo, com a presença de mais de três centenas de motards, foi dado a conhecer o passeio e fizeram-se as primeiras inscrições.
É no Buçaco, no próximo dia 10 de junho, que as cerca de 1.300 motos e os 1.400 participantes vão descansar no final da primeira etapa do “Portugal Lés a Lés”, que nesta 18.ª edição ligará Albufeira a Vila Pouca de Aguiar, numa distância de 940 quilómetros. O passeio decorrerá de 9 a 11 de junho, começando com um prólogo em terras algarvias, seguindo-se uma etapa de 540 quilómetros entre Albufeira e a Cruz Alta, local eleito para o primeiro contacto da caravana com a Serra do Buçaco, que seguirá depois para junto do Palace Hotel do Buçaco.
Para a organização do evento, este cenário é o ideal para os objetivos do passeio, que “tem em conta o turismo, visitas fabulosas a cidades e vilas do país e aos seus locais culturais e históricos”. O presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, Manuel Marinheiro, destacou ao JB essas premissas para a realização do evento, apontando que esta região “tem condições únicas para este contacto com a natureza, local cheio de história e que vai imprimir uma enorme dignidade ao evento, pois será, sem dúvida, uma mais-valia por estas questões históricas e culturais”.
Determinante para a decisão de fazer chegar o evento ao Luso/Buçaco foi a ação da associação Aqua Cristalina, do Luso, que com o apoio da Câmara da Mealhada e da Fundação Mata do Buçaco, ousou colocar a região, e em destaque, no road book de tão importante passeio nacional.

João Paulo Teles

Leia a reportagem completa na edição de 4 de fevereiro de 2016 do Jornal da Bairrada