Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Delimitação do concelho volta a ser tema de debate

Numa reunião de maio de 2015, a vereadora Lígia Seabra, do PSD, trouxe para discussão numa sessão da reunião de câmara a questão sobre a delimitação territorial do concelho de Anadia. Uma questão colocada depois de ser tornado público que o executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro tinha decidido avançar com o processo de delimitação administrativa do concelho, procurando também fazer retificações com o concelho de Anadia.
“Como se sabe, o concelho de Oliveira do Bairro tem neste momento cerca de 150 hectares a mais na sua área cartográfica e que correspondem na realidade ao concelho de Anadia, mais propriamente à freguesia de Sangalhos, nomeadamente terrenos situados no sítio de Monte Verde, lugar da Murta, o que muito prejudica o concelho, estando a freguesia de Sangalhos há muitos anos a ser prejudicada anualmente no valor das transferências de verbas que lhe são afetas em função de uma área que não corresponde à realidade”, explicou Lígia Seabra.
Na altura, a edil Teresa Cardoso admitiu tratar-se de um processo nada fácil. Ainda assim, revelou o interesse partilhado pelos Municípios de Anadia e de Oliveira do Bairro no sentido de encetarem conversações tendentes à resolução dos limites territoriais entre os respetivos concelhos, interesse que aproveitou para adiantar estender-se ao consenso a obter com vista à resolução dos limites territoriais entre freguesias no concelho de Anadia.
“Já lá vão 10 meses, entretanto o que foi feito sobre este assunto?”, lamentou a vereadora.
Em resposta, a edil explicou já ter colocado o assunto a algumas Juntas de Freguesia, que têm situações a ser tratadas com mais delicadeza, mas que até ao momento não terão havido desenvolvimentos.
Relativamente a Oliveira do Bairro, “também não houve qualquer desenvolvimento que seja oportuno apontar”, acrescentou a edil anadiense.
Catarina Cerca2