Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Incêndio destrói casa centenária

Uma habitação centenária, localizada no centro da cidade de Anadia, foi parcialmente destruída pelas chamas na última sexta-feira. O alerta foi dado às 10h54 ao ser avistado fumo a sair da cobertura da habitação, localizada junto ao restaurante “O Lavrador”, no Largo Dr. Costa e Almeida.
As causas do sinistro ainda não são conhecidas mas a hipótese de curto-circuito não foi descartada, tudo indicando que o fogo teve início na zona do sotão da habitação, destruindo por completo o telhado, o sotão e parte do primeiro andar.
A casa, pertencia aos herdeiros do anadiense Dr. António Costa e Almeida, conhecido médico municipal e sub-delegado de Saúde do concelho de Anadia, no início do século XX, tendo ao largo fronteiro à sua habitação sido atribuído o seu nome.
Segundo JB apurou junto da comandante Ana Matias, dos Bombeiros Voluntários de Anadia, à chegada da primeira equipa verificou-se que a cobertura do edifício estava totalmente tomada pelas chamas, verificando-se ainda a ruína de elementos estruturais no interior da habitação.
Havendo o elevado risco do incêndio se alastrar às edificações vizinhas, o combate a este incêndio tornou-se moroso e complexo já que existia falta de segurança das equipas, no combate no interior da edificação, devido à queda de elementos da estrutura.
A casa que era habitada aos finais de semana e em período de férias, continha muita mobília e elementos decorativos que, juntamente com a estrutura de madeira, provocam uma carga térmica elevada. “Tivemos a preocupação de defender os edifícios geminados do lado esquerdo e o restaurante e oficina do lado direito. Tínhamos uma preocupação acrescida com um depósito de gasóleo na parte posterior da habitação cujo acesso teve de ser forçado com o corte do portão de ferro exterior”, revelou a comandante Ana Matias que destaca ainda a presença de duas equipas das corporações de bombeiros vizinhos (Mealhada e Oliveira do Bairro) para apoio na proteção dos edifícios vizinhos e o VECI, viatura com plataforma de Oliveira do Bairro. Juntamente com a viatura VE (autoescada) da corporação anadiense, possibilitaram manter linhas de combate do exterior do edifício e atuar no combate ao incêndio.
“Foi um combate difícil mas eficaz por parte de todos os operacionais, tendo por isso sido possível salvar ainda parte da habitação e principalmente do seu recheio”, destacou a comandante, dando nota de que o incêndio só seria dado por extinto às 18h35.
No local estiveram sete viaturas e 16 operacionais dos Bombeiros de Anadia, duas viaturas e seis operacionais dos Bombeiros de Oliveira do Bairro e uma viatura e cinco operacionais dos Bombeiros da Mealhada, num total de 27 homens.
No local esteve ainda a GNR de Anadia.
Catarina Cerca