Assinar
Anadia // Bairrada  

Bairrada: Baga Friends vencem prémio na Alemanha

No passado dia 12 de março, na Gala anual de atribuição dos prémios aos melhores do ano, os Wine Awards 2016, atribuídos pela Der Feinschmecker, a mais prestigiada publicação de vinhos e gastronomia germânica, os Baga Friends receberam o prémio “Awards for Friends”.
Este prestigiado e honroso prémio, reconhece o trabalho de grupo em torno de uma causa superior, relacionada com vinho ou gastronomia.
Assim, os Baga Friends são reconhecidos pelo trabalho desenvolvido, nos últimos anos, na promoção da casta Baga e da região da Bairrada.
Acresce ainda a curiosidade de que os Baga Friends recebem este prémio que, pela primeira vez, é atribuído a um grupo estrangeiro.
A entrega dos “Wine Awards” teve lugar no imponente Hotel Schloss Bensberg numa cerimónia cheia de glamour e em ambiente festivo, apresentado pela estrela de televisão, Barbara Schöneberger.
Relembramos ainda que em 2011, a Baga Friend Filipa Pato foi a grande vencedora, dos Wine Awards 2011 da Der Feinschmecker, com o prémio “Newcomer of the Year” que premiou a jovem enóloga do ano.

Baga Friends. “Nasceram” em 2010 após uma ideia dos produtores Filipa Pato e Mário Sérgio, filhos da região da Bairrada, quando chegaram à conclusão que ambos comungavam a paixão pela casta Baga e pela Bairrada, bem como as mesmas preocupações relativas ao futuro destas.
Estava então dado o mote, para o nome Baga Friends, e para a criação do grupo, cujo denominador comum seria a evangelização da casta Baga.
O grupo ficaria composto com o convite estendido a outros cinco produtores para se unirem nesta causa.
Integram o grupo: Filipa Pato (Filipa Pato & William Wouters); Mário Sérgio Alves Nuno (Quinta das Bágeiras); Luís Pato (Luis Pato); Dirk Niepoort (Niepoort/Quinta de Baixo); Vinhos Buçaco (Alexandre de Almeida e António Rocha); Sidónio de Sousa (Paulo Sousa) e Quinta da Vacariça (François Chasans).