Assinar


Bairrada // Mamarrosa // Oliveira do Bairro  

Banda da Mamarrosa recebe diploma de mérito

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro atribuiu, na última segunda-feira, feriado de 25 de Abril, um diploma de mérito e reconhecimento à Banda Filarmónica da Mamarrosa pela comemoração do seu centenário. A atribuição do diploma foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara e por unanimidade e aclamação em Assembleia Municipal.
De acordo com a proposta, a atribuição do diploma teve por base a relevância histórica e o importante papel desempenhado pela Banda Filarmónica da Mamarrosa na divulgação da música e da cultura portuguesa. “A Banda tem sido sempre uma grande embaixadora do concelho, elevando o nome de Oliveira do Bairro pelo mundo fora e engrandecendo o município”, refere a proposta, que considera “a vontade já expressa pela Assembleia Municipal, em sede própria, de distinguir a Banda Filarmónica da Mamarrosa pela sua muito especial contribuição para a valorização do concelho”. “Assim a reunião de vontades dos órgãos deste município na atribuição de um sentido reconhecimento à Banda Filarmónica da Mamarrosa que, em 2016, comemora o seu centenário, com dinâmica e ininterrupta atividade”, lê-se na proposta.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, disse tratar-se de “um singelo ato, mas importante por aquilo que encerra em si e pela importância do dia e o local onde é feito”. “Falamos de 100 anos de atividade ininterrupta da Banda da Mamarrosa”, referiu o edil, sublinhando ser um privilégio “ser presidente no ano em que a Banda assinala os 100 anos”.
O autarca referiu ainda que a presidente da Banda, Susana Pato é descendente direta do seu fundador [é bisneta e não trineta, como, erradamente, noticiamos na última edição], pelo que tem a responsabilidade de “perpetuar o crescendo da qualidade da banda, inovando na cultura, mas não esquecendo a tradição”.