Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Bairrada Toastmasters Club ensina a “Arte de Comunicar”

Há dois meses em Oliveira do Bairro, o Bairrada Toastmasters Club (BTM), reúne já um significativo número de membros que, juntos, partilham experiências e ferramentas de comunicação e liderança. As sessões regulares decorrem na Solsil – Associação de Solidariedade Social de Silveiro, nas primeiras três semanas do mês e às sextas-feiras, pelas 19h30.
Com vista a melhorar as competências comunicacionais e de liderança dos seus elementos, o Bairrada Toastmasters Club, inserido no Toastmasters Portugal, segue uma linha de patamares, por forma a tornar os seus elementos em comunicadores e líderes competentes.
A entrada para visitar o clube e assistir a uma sessão é gratuita e as sessões de comunicação contam com uma primeira parte de “Discursos Preparados”, mediante o nível em que se encontra o comunicador, sendo que o tema a comunicar é livre e inteiramente escolhido pela pessoa que realiza o discurso. A sessão segue depois para o momento dos “Discursos de Improviso”, onde mediante os temas que são escolhidos por um dos elementos, os voluntários realizam um breve discurso sobre o que lhe vier à mente em relação à temática que lhe saiu.
A terceira, e talvez a mais importante, secção diz respeito à avaliação, quer dos discursos, quer das funções desempenhadas na sessão, pois é através deste feedback que cada membro consegue melhorar o seu desempenho e passar a um patamar superior.
A avaliação ainda que não seja “a régua e esquadro”, é um momento motivador e que deverá potenciar no comunicador/líder a motivação para o regresso ainda com mais capacidades e espírito anímico.
No momento da entrada para o clube, cada participante recebe, com a inscrição, dois manuais: o Manual de Comunicação e o Manual de Liderança, com as várias etapas do seu percurso de crescimento, com dicas, regras e metas que deverá seguir e alcançar.
Terminados estes manuais, o percurso continua, tendo o membro do clube cerca de duas dezenas de manuais temáticos em que poderá desenvolver ainda mais o seu percurso, tais como: Relações Públicas, Entretenimento, Contador de Histórias, Falar para Informar, entre outros.