Assinar
Anadia // Bairrada  

Cineteatro Anadia: Município de jovens talentosos

Foi uma noite de puro talento a que se viveu em Anadia, na passada sexta-feira, 10 de junho, com a realização, no Cineteatro Anadia, da final do “Anadia’s Junior Talents”, um concurso promovido pela Câmara Municipal com o objetivo de dar a conhecer os especiais talentos dos jovens do concelho, no domínio das artes performativas.
Num espetáculo apresentado e animado por Herman José, 38 alunos do Agrupamento de Escolas de Anadia, do Colégio de Nossa Senhora da Assunção, dos Salesianos de Mogofores e da Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada, apresentaram em palco 18 números nas áreas da dança, ilusionismo, interpretação musical e canto. As apresentações foram avaliadas por um júri constituído por Albano Jorge (ator e encenador), Bruno Amaral (docente de Educação Musical, e diretor e editor do XpressingMusic – Portal do Conhecimento Musical), Hélia Castro (soprano) e Pedro Soares (músico).
A dança contemporânea esteve em destaque, com cinco apresentações, tendo duas delas conquistado o primeiro e o segundo lugares: Francisca Marinha Pereira, do Colégio de Nossa Senhora da Assunção, sagrou-se vencedora com “Part of me”, enquanto o duo “Star Power” (Maria Power e Leonor Silva), do mesmo colégio, obteve o segundo lugar. Marta Sofia Santos Mota, do Agrupamento de Escolas de Anadia, alcançou o terceiro lugar, com uma interpretação na área do canto. A qualidade das apresentações foi considerada de nível muito elevado, tendo surpreendido o júri e o público que lotou por completo o cineteatro.
A participação de Herman José contribuiu para tornar a noite inesquecível, não só pelo ritmo que imprimiu ao espetáculo, mas também pelo humor e boa disposição contagiantes, que ajudaram a mitigar o natural nervosismo dos jovens. A presença do humorista na final do “Anadia’s Junior Talents” constituiu uma surpresa para os concorrentes e público, tendo sido pensada como um estímulo para os jovens aspirantes a artistas.
O projeto “Anadia’s Junior Talents”, organizado pela autarquia em parceria com as escolas do concelho, procurou não só dar a conhecer o talento dos jovens de Anadia, mas também contribuir para o seu desenvolvimento pessoal aos mais diversos níveis, para a promoção do seu sucesso educativo, e para o fomento da interação entre os elementos da comunidade educativa do concelho, à semelhança do que vem sendo feito noutros projetos municipais destinados a estas faixas etárias.
O concurso foi apresentado em março último, tendo sido, então, lançado o repto para a participação de jovens com especiais aptidões artísticas em domínios como a música, o canto, a dança, o teatro e outras disciplinas performativas. O concurso foi aberto a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, matriculados no Agrupamento de Escolas de Anadia, na Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada, no Colégio de Nossa Senhora da Assunção, e nos Salesianos de Mogofores, e ainda a jovens do concelho matriculados noutras escolas.

Classificação:
1.º “Part of me” – Francisca Marinha Pereira (Colégio Nossa Senhora da Assunção – CNSA) dança contemporânea
2.º Star Power (CNSA) dança contemporânea sincronizada com multimedia
3.º Marta Sofia Santos Mota (Agrupamento de Escolas de Anadia – AEA) canto – interpretação do tema “Stay” de Rihanna