Assinar
Bairrada // Mealhada  

Mealhada: Bombeiros aguardam prenda de 450 mil euros para os 90 anos

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada celebrou o 89.º aniversário no passado dia 26 de julho, com uma cerimónia evocativa que ficou marcada pela bênção de uma nova viatura, a promoção de bombeiros e o juramento de novos elementos. Agora, a altura é de preparar os 90 anos da instituição, efeméride que pode trazer uma prenda de 450 mil euros para as esperadas obras no quartel.
O 89.º aniversário do Bombeiros da Mealhada, depois das cerimónias habituais do hastear de bandeiras, prestou uma homenagem, póstuma, ao bombeiro do quadro de honra Joaquim Ricardo Jorge, com a atribuição do seu nome a uma viatura de transporte de doentes, benzida naquele dia festivo. “Eletricista, sempre disponível, foi bombeiro e um forte dinamizador das organizações dos bombeiros, muito em especial nos últimos anos na tasquinha dos bombeiros na feira de artesanato, agora FESTAME”, justificou o presidente dos bombeiros, Nuno Canilho, destacando o homenageado como “pessoa que ajudou muito os bombeiros e, por isso, optámos por esta forma tradicional que temos de homenagear os nossos beneméritos”.
Para além daquele momento, no decorrer da cerimónia que assinalou o aniversário da instituição, com a presença de autarcas locais e de responsáveis locais, regionais e nacionais dos bombeiros, prestaram juramento cinco novos bombeiros (três elemento masculinos e dois femininos), foram promovidos nove bombeiros, que passaram de terceira para segunda categoria e foi promovido um bombeiro de primeira categoria a sub-chefe.
“É um dia muito na véspera das comemorações dos 90 anos, mas não deixa de ser um dia muito especial”, disse ao JB, Nuno Canilho, completando que “com os 90 anos à porta, há muitas coisas em perspetiva. Estamos a procurar levar a cabo um programa comemorativo condizente com esta data redonda, havendo um aspeto que merecerá maior atenção”, disse o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, referindo-se à candidatura que a associação submeteu para conseguir financiar “uma grande ampliação e renovação do atual quartel”.
Aquele investimento poderá ter um apoio de fundos comunitários na ordem dos 450 mil euros. “Vamos andar com este ‘fantasma’, esta hipótese a pairar sobre nós, pois seria uma boa prenda e um motivo de orgulho para celebrar os 90 anos”, concluiu Nuno Canilho.
João Paulo Teles