Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Projeto de requalificação da Rua St. António apresentado à população de Oiã

rua_santo_antonio_oia

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro apresentou à população de Oiã, no passado dia 14 de setembro, o projeto de requalificação e beneficiação da Rua de Santo António, localizada naquela vila, uma via de grande importância na rede rodoviária do concelho, que dá acesso a outras freguesias e à zona industrial.
A apresentação teve lugar na Junta de Freguesia de Oiã e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário João Oliveira, que fez o enquadramento do projeto, do vice-Presidente da autarquia, Cristovão Batista, e do presidente da Junta de Freguesia de Oiã, Victor Oliveira, para além de técnicos municipais e de perto de meia centena de moradores e proprietários de parcelas de terrenos confinantes com a Rua de Santo António.
O projeto em causa tem como objetivos melhorar as características urbanísticas e de fruição da Rua de Santo António, entre a rotunda de Carris e a ponte de caminho-de-ferro, priorizando e beneficiando a circulação pedonal, e requalificar a rede de águas pluviais.
Para o efeito, e com o intuito de proporcionar as melhores condições de circulação e segurança de veículos e pessoas neste troço, foram definidas regras de ordenamento para o arruamento, designadamente, através da beneficiação da via, criação de passeio e estacionamento onde não existia, arborização, entre outras, dignificando assim o espaço público e atribuindo-lhe uma nova identidade. De modo a dotar a via de melhores condições de escoamento e drenagem de águas pluviais a proposta contemplou ainda a instalação de infraestruturas ao longo do arruamento. Nas zonas onde não foi possível proceder ao alargamento dos passeios, manteve-se a largura atualmente existente.