Assinar
Bairrada // Mealhada  

Pampilhosa: Bombeiros celebraram 90 anos com reconhecimentos e louvores

Foi em clima de gratidão que a direção da Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários da Pampilhosa e o corpo ativo celebraram, no passado domingo, os 90 anos da corporação. Louvores e distinções para bombeiros e outros que marcaram a vida da associação e o reconhecimento do apoio da população à sua ação marcaram o dia festivo, que conheceu inúmeras atividades para assinalar a efeméride.
Depois da habitual romagem aos cemitérios, logo pela manhã, os bombeiros de Pampilhosa preparam um dia festivo que incluiu o tradicional passeio de crianças e o desfile apeado e motorizado, que mobilizou a população junto das principais artérias da vila para aplaudir os soldados da paz em dia de aniversário.
Mas antes, foi tempo para a entrega de distinções honoríficas, reconhecimentos e louvores, galardões instituídos pela Liga dos Bombeiros Portugueses para atos de bravura e de assiduidade.
Em seguida, pela mão do pároco Carlos Godinho, foram benzidas quatro viaturas, que traduzem um investimento da Associação Humanitária para o reforço de meios, com um veículo de apoio logístico com capacidade para 18 mil litros, um veículo de apoio logístico especial, um novo carro de comando e um veículo de transporte múltiplo de doentes não urgentes.
A sessão solene evocativa dos 90 anos, que encheu por completo o salão nobre e onde participaram as forças vivas locais e representantes regionais e nacionais dos bombeiros portugueses, ficou marcada por distinções para quem fez parte relevante nos 90 anos da instituição, com os oradores da tarde a vincarem o apoio incondicional da população e de entidades locais para com o seu corpo de bombeiros.
A festa terminou com um jantar convívio que reuniu mais de duas centenas e meia de pessoas.
Recorde-se que a data oficial do aniversário foi a 29 de agosto, mas devido aos incêndios de verão, decidiu a direção e comando remeter os festejos para o passado domingo.
João Paulo Teles