Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Projeto “Ser Protegido” durante todo o mês na rua

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Anadia e a Escola Segura de Anadia da GNR irão, em parceria, durante o mês de novembro, promover ações de fiscalização educativa nos estabelecimentos de ensino público, privado e IPSS´s do concelho.
Esta iniciativa visa alertar a comunidade educativa para que seja garantido o transporte de crianças de forma segura. Estas ações pretendem sensibilizar pais e educadores para as boas práticas de transporte seguro de crianças.
Recorde-se que o transporte de crianças em automóvel encontra-se regulamentado em Portugal pelo artigo 55.º do código da Estrada (DL nº 44/2005 de 23 de fevereiro, alterado pelo DL nº 72/2013 de 3 de setembro).
As crianças enquanto peões são as vítimas mais suscetíveis de acidente de viação e de morte. Entre os 5-14 anos é a idade de maior risco.
As crianças enquanto peões representam 5-10% de todas as mortes por acidente de viação nos países ricos.
As crianças enquanto passageiros de veículos representam 50% de todas mortes por acidentes de viação nos países ricos.
As crianças sem proteção têm maior probabilidade de serem mortas em colisões do que aquelas que usam sistemas de retenção adequados (DGS, 2015).
Em Portugal, nos últimos cinco anos, os dados de sinistralidade rodoviária relativos a crianças têm vindo a melhorar, com uma redução de mais de 55% no número de vítimas mortais, de 22% nos feridos graves e de 19% nos feridos leves.
No total, de 2010 a 2014 morreram 69 crianças nas estradas portuguesas, oito das quais em 2015. A maior parte dos acidentes com vítimas aconteceu dentro das localidades, que concentram aliás 74% das crianças que perderam a vida (ACP, 2015).
Como medidas de ação ,pretende-se incentivar o uso de equipamento de proteção nos veículos, tais como sistemas de retenção de crianças, bancos elevatórios para crianças e cintos de segurança à frente e atrás. Com esta medida pretende-se dar cumprimento às medidas de segurança e o uso eficaz de sistemas de retenção, segundo estes responsáveis a escolha das cadeiras Auto devem respeitar regras básicas tais como o peso da criança, a altura, a idade.