Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Cantares do Silveiro regressam ao Rio de Janeiro

cantares_do_silveiro_brasilOs Cantares do Silveiro vão partir, no próximo dia 25 de novembro, para o Rio de Janeiro, para atuar pela 5.ª vez, naquela cidade, para a comunidade portuguesa. Estão previstas três atuações, no dia 27 de novembro, no Arouca Barra Clube, no dia 1 de dezembro, no Restaurante Quintas do Arouca e no dia 4 de dezembro, na Casa de Vila da Feira e Terras de Santa Maria.
Esta atuação na Casa de Vila da Feira, surge no âmbito do 39.º aniversário do programa de rádio “Portugal Canta Brasil”, da Rádio Metropolitana, dos radialistas António Simões (é natural do Cercal, Oliveira do Bairro, mas, há longos anos, residente no Brasil) e Simões Júnior. No ar desde 7 de dezembro de 1977, este programa, de grande audiência, é um marco no meio radiofónico do Rio de Janeiro, onde divulga e preserva a música e a cultura Portuguesas.
O diretor musical dos Cantares do Silveiro, Paulo Martins, diz que “António Simões e o seu filho, Simões Júnior, estão de parabéns pelo fantástico trabalho que realizam na defesa e divulgação da nossa cultura. Estar no ar com um programa 39 anos, é sinónimo de sucesso e de um trabalho marcante e dignificante para a comunidade Portuguesa”.
Paulo Martins explica que “os Cantares do Silveiro vão ficar alojados no Arouca Barra Clube, clube Português sediado na Barra da Tijuca, presidido por Fernando Soares, com um importante complexo de infraestruturas, onde o grupo é recebido de forma fidalga”.
“O facto dos Cantares do Silveiro voltarem ao Rio de Janeiro e o convite endereçado, significa que o grupo tem deixado uma boa imagem, que tem dignificado a música tradicional e representado condignamente o Silveiro, a freguesia de Oiã e o concelho de Oliveira do Bairro”, acrescenta.
No entender de Paulo Martins, “esta digressão será, por certo, mais um assinalável êxito, a exemplo das anteriores, pois faremos tudo para dignificar a mensagem que divulgamos. O facto de nos quererem voltar a receber, mostra bem o prestígio que os Cantares do Silveiro ostentam naquelas paragens”.
Este responsável refere ainda que “para além do sucesso em palco, temos deixado uma importante imagem social e cultural, somos respeitados e reconhecidos, sendo enormes embaixadores da nossa terra”.
Em ano de comemoração de 30 anos de vida, a sonoridade melódica dos Cantares do Silveiro continua a agradar, continua com qualidade elevada, sempre com um registo de fidelidade à música tradicional, levando Paulo Martins a afirmar que “a nossa história ao longo destes 30 anos mostra bem a qualidade do projeto, a riqueza do trabalho desenvolvido e a importância da existência dos Cantares do Silveiro, no panorama da música tradicional concelhia e regional”.