Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Dois projetos da Unidade de Cuidados na Comunidade disputam Missão Sorriso

Dois projetos da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC de Oliveira do Bairro) concorrem à Missão Continente “Sorriso”, mormente os projetos “Sol Poente” e “Crescer Direito”. São os únicos projetos candidatos na região da Bairrada à Missão Continente e dois dos cinco candidatos em todo o distrito de Aveiro. Estes dois projetos poderão ser votados, até ao dia 31 de dezembro, no site da Missão Sorriso (https://missao.continente.pt). Os projetos vencedores serão conhecidos no primeiro trimestre de 2017, depois de apurados os resultados da votação online e avaliação do júri. O projeto vencedor vai receber um valor monetário para investir em material para o projeto.
O concurso da Missão Continente foi desenvolvido de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Enfermeiros, da Escola Nacional de Saúde Pública e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar.

Sol Poente
O projeto Sol Poente, no valor de 18 mil euros, é da responsabilidade UCC Cubo Mágico da Saúde e conta com a parceria da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. O programa de intervenção Sol Poente constitui-se como a base muito generalista que abarca toda a população com 65 e mais anos, pretendendo em si mesmo, fazer uma abordagem de diagnóstico e de despiste de problemas em saúde nos idosos com vista à resolução dos problemas identificados e à capacitação de competências do idoso para gerir processos de saúde-doença.

Crescer Direito
O projeto Crescer Direito, no valor de 27 mil euros, é da responsabilidade da UCC Cubo Mágico da Saúde e conta com as parcerias da CMOB, AEOB, IPSB e IPSS’s. A escola é o espaço responsável pela formalização da educação e pelo processo ensino/aprendizagem e que são nos primeiros anos de vida escolar, quando a criança ainda se encontra em fase de crescimento, o melhor momento de iniciar um trabalho de prevenção de PME. É neste contexto que surge o projeto “Crescer Direito”, que tem por objetivo capacitar para a adoção de posturas corporais adequadas.