Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Encontro Nacional de Toastmasters realiza-se em Oliveira do Bairro

Se nunca ouviu falar no Toastmasters (TM), saiba que é uma organização sem fins lucrativos, fundada nos EUA por Ralph Smedley, reconhecida mundialmente no desenvolvimento de competências de comunicação e liderança. Basicamente, a ideia é que os membros ultrapassem os seus receios de falar em público, melhorem as suas competências de comunicação verbal e não-verbal, bem como desenvolvam competências chave para uma liderança de excelência.
Há cerca de um ano (faz exatamente no dia 27), decorreu a primeira sessão de demonstração em Oliveira do Bairro, com a presença de cerca de 90 pessoas. Madalena Gonçalves, responsável por este clube, justifica esta adesão porque quer ela quer outras pessoas residentes na área de Oliveira do bairro, Anadia e Águeda eram frequentadores habituais do clube de Aveiro. Pelo que resolveram formar um nesta zona. Atualmente, o clube tem apenas 13 membros, que reúnem na Solsil (Silveiro), às sextas-feiras, pelas 19h15 (com exceção da 1.ª sexta de cada mês).
Apesar de ser um clube muito recente, é a Oliveira do Bairro que caberá organizar o Encontro Nacional Toastmasters, nos dias 10 e 11 de dezembro.

Sessões

Numa típica sessão Toastmasters, explica Madalena Gonçalves, “os membros irão falar em público, obter e dar feedback, liderar equipas e orientar outros para que alcancem os seus objetivos”. A sessão está dividida em várias partes sendo a terceira talvez a mais importante, pois diz respeito à avaliação, quer dos discursos, quer das funções desempenhadas na sessão.
As sessões são divulgadas através de diversos meios de comunicação, embora a que tem demonstrado maior eficácia é o convite pessoal. São também promovidas sessões especiais, como a que se vê na foto aqui publicada: uma sessão dedicada ao tema “vinho”, que decorreu na Feira da Vinha e do Vinho, em Anadia.
Para entrar num clube, basta ter mais de 18 anos. Paga-se 15 euros de inscrição inicial mais 60 por semestre. No entanto, “podem visitar-nos as vezes que pretenderem, sem compromisso, até tomarem a decisão de se inscreverem”, salienta Madalena Gonçalves.

Encontro Nacional

O Toastmasters de Oliveira do Bairro ficou com a responsabilidade de organizar um encontro nacional, nos próximos dias 10 e 11 de dezembro. Nada que preocupe a sua responsável. “Na verdade, somos um dos clubes mais jovens do país mas com uma dinâmica apreciada e reconhecida a nível nacional.” Por outro lado, diz ainda, “a Bairrada e os seus encantos também poderão ter ajudado a esta escolha”.
Neste Encontro, onde estarão entre 80 a 100 membros TM do país, inclusive da Madeira, haverá cinco concursos: Discursos de Humor, Improviso, em português e inglês, e vai ser realizado em Portugal, pela primeira vez, o concurso de Tall Tales (Português). No sábado, será apurado o campeão nacional nos Discursos de Humor, Improviso em Inglês e Tal Tales (Português). No domingo, os campeões dos discursos de Humor e Improviso em Português. E muito networking. “Para saber mais, basta aparecer. Vai valer a pena”, ressalva Madalena Gonçalves.

Oriana Pataco
oriana.b.pataco@jb.pt