Assinar
Anadia

Anadia: Certificação e exposição em dia grande para a Biblioteca Municipal

A Câmara Municipal de Anadia vai, no próximo sábado, dia 10 de dezembro, pelas 14h30, içar a bandeira da certificação dos serviços da Biblioteca Municipal. Segue-se a cerimónia de entrega do certificado pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação. Este momento é o culminar do processo de modernização administrativa que o Município de Anadia decidiu implementar, tendo a Biblioteca Municipal alcançado a certificação do sistema de gestão da qualidade.
A cerimónia será presidida por Celeste Amaro diretora regional da Cultura do Centro.
Neste mesmo dia vai ser inaugurada na Biblioteca Municipal, a exposição “Olhar Anadia”, que reúne os melhores trabalhos submetidos à quarta edição do concurso municipal de fotografia com o mesmo nome.
Na ocasião, serão ainda entregues os prémios aos vencedores do certame: Jóni Correia Ferreira da Costa, da Palhaça (Oliveira do Bairro), Hélder Miguel da Rocha Coelho e Marco Sérgio Gonçalves Santiago, ambos de Anadia.
Aberto a fotógrafos profissionais e amadores, o concurso contemplou duas secções: cor e preto e branco.
Na secção cor, o primeiro e o terceiro prémios foram atribuídos a Jóni Correia Ferreira da Costa, da Palhaça (Oliveira do Bairro), com as fotografias “Rugas, corte e sabedoria” e “Fui bago, sou néctar”, respetivamente, enquanto Hélder Miguel da Rocha Coelho, de Anadia, arrecadou o segundo lugar e uma menção honrosa com as fotografias “Prontas a ser colhidas” e “Preparada para o tempo de repouso”.
Na secção preto e branco, o primeiro prémio foi também para Hélder Miguel da Rocha Coelho, autor de “O mestre da empa”. “Uma rosa na vinha”, de Jóni Correia Ferreira da Costa, conquistou o segundo lugar, enquanto o terceiro foi para Marco Sérgio Gonçalves Santiago, de Anadia, com a fotografia, “Repouso”.
Lembramos que, nesta edição do concurso, a Câmara Municipal de Anadia escolheu para mote dos trabalhos “Anadia, Capital do Espumante”, privilegiando o registo fotográfico das diferentes etapas da produção vitivinícola da Bairrada.
A organização recebeu 42 fotografias, de oito fotógrafos, que foram submetidas à apreciação de um júri selecionado pela autarquia, constituído por Ângelo Santos, chefe da Divisão de Desenvolvimento Humano, Social e Cultural da autarquia, e presidente do júri, e pelos fotógrafos profissionais Miguel Rolo, jurado em prémios qualificados e distinguido, recentemente, com o Master Qualified European Photographer, da Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais, e Ana Jesus Ribeiro, fotojornalista e formadora do Projecto CAPhoto Formação.
A exposição estará patente na Biblioteca Municipal de Anadia, até ao dia 28 de janeiro, e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 19h, e aos sábados, da 10h às 13h e das 14h às 17h.