Assinar
Anadia

Mais um galardão ECO XXI para Anadia

02O Município de Anadia recebeu, uma vez mais, o “Galardão ECOXXI”, distinção que foi entregue em cerimónia realizada no passado dia 25 de novembro, no auditório da ARH- Administração da Região Hidrográfica do Centro, em Coimbra.
Nesta cerimónia, que marcou os 10 anos do ECOXXI, o município esteve representado por Lino Pintado, vereador com o pelouro do ambiente, que, das mãos de José Archer, presidente da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, recebeu o diploma que comprova que Anadia continua a integrar o pelotão dos municípios mais sustentáveis do país, tendo, inclusivamente, ascendido ao escalão do índice 60% a 70%. Na ocasião, Lino Pintado recebeu ainda a bandeira ECOXXI e uma medalha, e, no sorteio dos prémios atribuídos pelos parceiros ECOXXI, viu o Município de Anadia ser premiado, pela Sogilub, com um reservatório para receção de óleos lubrificantes usados.
A presidir ao evento esteve Margarida Gomes, coordenadora nacional do ECOXXI, que salientou que “todos os 46 municípios que participam no ECOXXI merecem, independentemente dos resultados obtidos, ser reconhecidos pela “coragem” de se proporem a uma avaliação das suas práticas e políticas em termos de sustentabilidade. Ao longo dos 10 anos de implementação do Programa foram já atribuídas 238 bandeiras. Sessenta por cento foram atribuídas na Região Centro (74 bandeiras) e Norte (68 bandeiras)”. Diria ainda que estes municípios inspiram a ECOXI “não só a prosseguir e melhorar este Programa que tem sido reconhecido como uma importante ferramenta de gestão e planeamento interno nos municípios, como a inovar integrando novas dinâmicas e novas escalas”.
Nesta edição de 2016, candidataram-se ao Programa ECOXXI 46 municípios.