Assinar
Aveiro // Bairrada // Região  

Aveiro (também) adere ao Dia Nacional dos Moinhos

Fotografia: COF

No fim de semana de 8 e 9 de abril, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos (que se assinala a 7), terá lugar pelo 11.º ano consecutivo o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.

Pretende-se chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral.

Nos dias 8 e 9 de abril, estarão a funcionar e abertos ao público para visita gratuita largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país. Cada moinho terá um programa de atividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização.

A nível regional regista-se a adesão a esta iniciativa de mais de três dezenas e meia de moinhos, de várias tipologias, em 12 concelhos do distrito de Aveiro (Albergaria-a-Velha, Aveiro, Vagos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Águeda, Vale de Cambra, Anadia, Arouca, Ílhavo, Mealhada e Castelo de Paiva), assim como num concelho do distrito de Coimbra (Figueira da Foz).

Para mais informações sobre esta iniciativa na região de Aveiro contactar através do telefone 960045054 ou do e-mail moinhosdeportugal@gmail.com.

Programa detalhado a nível nacional brevemente disponível em www.moinhosdeportugal.org.

[responsivevoice_button voice=“Portuguese Female” buttontext=“Ler esta notícia”]