Comemoramos mais um aniversário, estamos pois mais maduros, mais velhos e experientes, mas firmes em cumprir os propósitos fundadores do JB. Este projecto foi um desígnio de bairradinos empreendedores em prol da sua Terra mas também um projecto empresarial que tem tido grande sucesso. Foi este espírito inovador e de risco, que fez deste projecto jornalístico e empresarial, o maior jornal do Distrito.
Jornal da Bairrada cresceu e sustentou-se como projecto alicerçado na fidelização do seu mais seguro activo: os seus assinantes e os seus leitores. Eles são o que temos de mais importante e para quem vão os nossos esforços diários.
Lançamos hoje, com esta edição, um novo design do nosso sítio na internet.
Fomos pioneiros na internet e faz este ano dez anos que acrescentámos esta nova forma de dar novidades e notícias ao tradicional papel. Esta nova versão, consultável em jb.foradoras.pt , tentará estar mais próxima dos que nos lêem todos os dias e incorporará algumas da novas tendências e funcionalidades desta nova forma de comunicar com presenças nas redes sociais.
Mas esta plataforma também dependerá dos leitores e dos internautas que com os seus comentários poderão fazer crescer o interesse pelas novas formas de comunicação. Estamos convictos de que nada substitui o papel mas as novas plataformas os complementam e enriquecem.
Neste dia de aniversário, em que a principal novidade é o lançamento do novo site, importa estarmos ligados ao passado inovador que foi o lançamento da primeira página na internet do JB. Esse pioneirismo e vontade de inovar coube por inteiro ao nosso jornalista Pedro Fontes da Costa que se mantém animado do mesmo espírito e convicto da força das novas tecnologias no jornalismo de hoje.
João Pereira disse:
Há um parágrafo neste texto que é muito importante:
“Mas esta plataforma também dependerá dos leitores e dos internautas que com os seus comentários poderão fazer crescer o interesse pelas novas formas de comunicação. Estamos convictos de que nada substitui o papel mas as novas plataformas os complementam e enriquecem.”
1º é verdade que um site depende sempre da interactividade dos seus leitores (internautas). Mas há aspectos que necesitam de ser analisados, como por exemplo quem lê jornais, quem lê jornais na internet, quem tem tempo ou ache necessário comentar as notícias. E porque digo isto? Ainda são poucos (ou melhor, são cada vez menos) aqueles que se interessam pelos problemas da sua terra. A interactividade na internet realiza-se a um nível muito diferente daquele que seria desejado para a chamada democracia participativa.
2º Nada substitui o papel! A rádio não morreu com o aparecimento da TV. E a TV não morreu com o aparecimento da internet. Não prevejo que o jornal impresso possa morrer mesmo co-habitando com todos estes meios de comunicação teoricamente mais fortes e interessantes, e até com o aparecimento do telemóvel enquanto dispositivo móvel de recepção de informação. Mas a verdade é que se terá de olhar para o “papel” de modo muito diferente para que este não desapareça. Já se iniciaram diversas investigações que procuram rentabilizar a informação no papel utilizando as novas plataformas para os complementar e enriquecer, como tão bem referiu.
3º Muito ainda falta fazer para que os meios de comunicação de ambito regional consigam trabalhar nesta área das novas tecnologias de forma coesa e sustentável. Este novo sítio do JB é uma “chapada de luva branca” a todos os jornais que não acreditam na possibilidade e sustentabilidade económica de se trabalhar na rede. Simples e extremamente eficaz na divulgação das mensagens. Agora é preciso saber trabalha-lo. Eu enquanto assinante fico à espera (e acredito) que o consigam realizar.
António Granjeia disse:
Obrigado pelas suas palavras
Vamos ver se conseguimos colocar todas as ideias que temos para esta plataforma no ar e se os bairradinos aderem
M.L. disse:
Parabéns ao JB pela nova plataforma.
J.S. disse:
Fechou-se uma porta importante de intercâmbio com as populações que era o “Jornalismo do Cidadão”. No entanto, parabéns ao Jornal da Bairrada.
António Granjeia disse:
Bom dia
esta porta não se fechou
estamos a trabalhar nela e deve ainda ficar pronta esta semana
Também vamos iniciar uma colaboração com a Universidade da Beira Interior para melhor aferir dos se os nossos conteúdos são realmente do interesse dos leitores e perceber como nos adequamos a essa realidade.
A interactividade com os leitores é fundamental na net como é decisiva em papel com os nossos colaboradores.
O ideal é que elas se cruzem
JoaoFP disse:
Como actual estudante de mestrado na Universidade da Beira Interior (UBI) é com agrado que vejo referência à mesma como potenciadora do melhoramento do jornalismo on-line.
UBI que tem grandes homens ligados ao jornalismo e em especial um, ligado ao jornalismo on-line (ou Web jornalismo), que é o Prof. Dr. João Canavilhas.
A UBI que organizou recentemente os “Encontros da Montanha” (http://www.google.pt/#hl=pt-BR&q=%22encontros… que mereceu destaque na imprensa nacional, nomeadamente na RTP (http://encontrosdamontanha.blogspot.com/2009/10/e…
é de certo uma mais valia ouvir o que estes profissionais têm para dizer.
Abraço,
João Pereira
Joaquim Sousa disse:
Obrigado pelos esclarecimentos.
O Jornal da Bairrada tem tido um papel fundamental na transmissão dos ansejos e dos acontecimentos das populações, sendo essas (quase de certeza) as páginas mais lidas, pois não nos podemos esquecer que, não só cá mas também as nossas comunidades espalhadas pelo mundo e que são assinantes do mesmo, estão sofregas por saberem novas da sua terra e gentes. Como tal, penso que é uma aposta a continuar.
Parabéns pelo esforço.
Eduardo Pinto disse:
Olá bom dia, é com tristeza que vejo que ja nao se encontra mais disponivel no vosso jornal o tema da gastronomia onde retirava imensas receitas e ideias para pratos, será que posso recuperar essas receitas de alguma forma?
António Granjeia disse:
caríssimo
essa secção era uma parceria com um portal na internet que nesta renovação teve de ficar suspensa
vou ver se consigo repor.
Sara disse:
Poderá encontrar a gastronomia no Portal D'Aveiro (http://www.aveiro.co.pt).
Boas receitas.