Assine já


Cantanhede

Pautas de António Fragoso online

As obras do pianista, compositor e escritor António Fragoso, que faleceu precocemente na Pocariça (Cantanhede), vão ficar disponíveis na internet para download gratuito. Este é o próximo passo da Associação António Fragoso (AAF) que procura divulgar a vida e obra do jovem artista.
“Este é talvez o principal objectivo desta Associação, pois sabemos que sem pautas não existirão interpretes que as toquem e divulguem”, refere Eduardo Fragoso, presidente da instituição. Já a sua mãe, irmã de António Fragoso, “lutou toda a vida para que nenhum interprete deixasse de tocar Fragoso por não ter pautas para estudar”.
Chegou a haver um acordo editorial com a Valentim de Carvalho para edição da “Obra Completa”, que acabou por não se concretizar devido ao incêndio do Chiado onde todas as partes preparatórias para as edições arderam. Assim, “este é considerado o objectivo prioritário da Associação”, adianta o presidente.
Uma equipa de músicos e intérpretes está a rever toda a obra de António Fragoso, para, posteriormente, ter início a “notação” informática das 350 pautas. Serão depois inseridas num site a criar, onde estará uma pequena biografia do músico, seguindo-se directamente para o “Menu” das várias composições. “Qualquer interessado pode clicar na peça musical que deseja e, gratuitamente, imprimi-la e tocá-la”. Desta forma, a AAF responde aos pedidos de cópias “crescente” quer no país, quer do estrangeiro.

Planos para 2010. No âmbito de uma colaboração com o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), da Universidade Nova de Lisboa, o espólio de António Fragoso está a ser estudado cientificamente. Tal estudo dará origem a vários livros, “o primeiro dos quais abordará os seus escritos para a família”, revela Eduardo Fragoso.
Em seguida, será editado um CD com toda a sua música de câmara. Estando prevista a entrada dos intérpretes para estúdio em Setembro, a AAF espera que esta seja a prenda natalícia para os amantes da música de Fragoso.
Em paralelo, a Associação pretende promover oito concertos pelo país, um no Porto, Espinho, Castelo Branco, Cantanhede e Évora, e dois em Coimbra e Lisboa/Sintra. Para o estrangeiro estão agendados espectáculos em Rotterdam, Madrid, Bruxelas e Paris.

Rita de Freitas Gomes
ana.rita@jb.pt