Um contador de electricidade da EDP, instalado numa moradia em Vilamar, Cantanhede, estava a registar consumos eléctricos três vez mais do que na realidade acontecia. Perante uma factura de 802 euros, Filipe Marques, proprietário da casa, desconfiado de que algo não estava bem, resolveu instalar, por conta própria, um outro contador entre a saída do contador da EDP e a entrada do quadro eléctrico.
Filipe Marques nem queria acreditar quando descobriu que o contador da EDP registava consumos três vezes superiores ao que na realidade acontecia. O lesado justifica que, desta forma, conseguiu encontrar explicação para a factura de 802 euros de energia eléctrica, mas não evitou que o dinheiro fosse levantado da sua conta bancária.
Filipe Marques conta que tudo começou, no mês passado, quando recebeu a factura de 802,47 euros, e que após ter feito as contas, pelo novo acerto, iria começar a pagar, em vez dos habituais 53 euros, 117 euros. Diz que, perante a evidência, de que algo não estava bem, resolveu fazer leituras várias vezes por dia. “Entre as 9h e as 19h, quando não ficava ninguém em casa, o contador registava uma média de 1 Kw/h. Só tenho um frigorífico, uma arca frigorífica e um pequeno aquário ligados em permanência, mas mesmo assim todos juntos, quando ligam, não gastam mais de 300 W/h.”
Perante os dados que recolheu, resolveu contactar a EDP, na Loja do Cidadão, mas diz que “tiravam o rabinho da seringa, argumentando que o problema era o meu consumo, uma vez que as leituras estavam correctas”.
Filipe Marques não baixou os braços e insistiu até que a situação fosse resolvida. Afirma que, “estranhamente, a EDP pediu 200 euros para que o contador fosse sujeito a uma aferição”. “Não entendo. O contador é da EDP, pago o aluguer e ainda pedem 200 euros para que o mesmo seja aferido”, desabafa Filipe Marques.
Entretanto, com o acumular de queixas, a EDP resolveu trocar o contador e mandá-lo para aferição. Agora, Filipe Marques afirma que não vai retirar o seu contador eléctrico do quadro. “Custou-me só 20 euros e passa a ser um instrumento obrigatório”, sublinhado ainda que vai cancelar o pagamento por transferência bancária.
JB não conseguiu ouvir a EDP mas sabe que, entretanto, a verba cobrada a mais já foi devolvida a Filipe Marques.
Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt
Artur Carvalho disse:
Já há anos me aconteceu o mesmo e vi-me aflito para a EDP reconhecer a anomalia. Quantas casas em Portugal não pagarão contas a mais ?
Adriano Silva disse:
Está a acontecer um caso idêntico comigo. Desde que fiz a minha casa em 1978 que tinha um contador trifásico de leitura simples. Nunca tive qualquer problema com ele nem a EDP colocou em dúvida ao longo de todos estes anos a leitura fornecida pelo mesmo. Há coisa de 4 meses, resolvi passar o contador para o exterior da casa para facilitar a leitura aos funcionários da EDP que vêm normalmente verificar as leituras apesar de eu todos os meses as enviar via online. Acontece que quando vieram selar o contador e a caixa do mesmo a empresa contratada achou por bem, fazer um trabalho de “merda”, o contador que tinha sido montado pelo electricista que fez a mudança ficou frontal à janela de visão podendo eu ver a leitura do respectivo, contudo os técnicos contratados pela EDP resolveram (e acharam que fizeram um bom trabalho!) puxar o contador de tal modo para cima, que o visor da leitura ficou acima da janela de visão de modo que eu mesmo olhando de baixo para cima não conseguia ler correctamente a leitura. Reclamei uma vez sem resultado, reclamei novamente e pedi para mandarem alguém responsável, verificar o trabalho executado. Para meu espanto quem veio inspeccionar o trabalho foram empregados da firma que um realizou (se calhar até os mesmos que o realizaram). Continuaram a insistir que o trabalho estava bem feito apesar de eu não conseguir ver a leitura. Tive que me impor e dizer que: ou resolviam o problema ou eu informava a ERSE. Resolveram então substituir o contador por um outro que dá a leitura em três valores Horas em Vazio, Horas de Ponta e Horas cheias, e então a partir daí surgiu o problema a Leitura correspondente a meses do ano passado passou a ser o dobro! Já reclamei dizem que está tudo bem. A solução que estou a prever é montar um contador em série para comparar as leituras. Vamos ver no que isto dá.
Adriano Silva
belarmino disse:
boas em relaçao ao primeiro comentario apos mandar auferir o contador qual foi o resultado do mesmo.
Mónica disse:
E 6 anos depois… parece que a EDP continua com os meus procedimentos. Estou perplexa! Está precisamente a acontecer comigo… Os mesmo valores de consumo médio mensal, mesma fatura de 800 euros e os mesmo electrodomésticos (adiciono só a box da televisão por cabo).
Ando à 4 meses a tentar resolver o problema e não consigo… é lamentável.
Anónimo disse:
3