A Associação dos Naturais da Freguesia de Oliveira do Bairro (ANOB), com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, inaugurou, na segunda-feira, um Memorial em honra de Acúrcio Correia da Silva, assinalando o 123.º aniversário do seu nascimento.
Victor Pinto, presidente da ANOB, começou por destacar as qualidades do Padre Acúrcio da Silva, sublinhando que “para aquela época, Acúrcio Oliveira era um cidadão com conhecimentos muito acima da média”. “Foi a pessoa que mais proclamou a Bairrada e os seus encantos.”
Logo após Joaquim Seabra ter declamado alguns poemas da autoria de Acúrcio da Silva, Joaquim Santos, vice-presidente da autarquia oliveirense, encerrou a sessão, afirmando que “a Câmara, desde a primeira hora, se disponibilizou para dar corpo a esta iniciativa”.
Oliveira sempre disse:
E uma honra para mim como oliveirense que sou de alma e coração saber que inauguraram o memorial para homenagear um homem da nossa terra que foi o padre Acurcio Correia de Oliveira, e que era um homem do povo. Fico espantado como ANOB homenageia sim claro, mas depois existe uns srs desta mesma associação que perguntam porque e que a Junta anda a fazer requalificação de fontes e lavadouros, e alegando com isso que as pessoas já não usam os lavadouros, mas a ANOB quis que a CMOB requalificasse os moinhos, e de certo que moinho do parque da canhota foi requalificado e neste momento esta aberto sendo com atos de vandalismo, e eu pergunto se vale alguma coisa requalificar os moinhos e ser vandalizados? Fica a minha opinião, como vivemos num pais democrático. Viva a Oliveira do Bairro e Viva a Bairrada… Tenho um enorme orgulho em ser bairradino.