Regulamento Particular XCO
- 1. INTRODUÇÃO
1.1 – O presente regulamento rege a prova de XCO do 1.º BTT Cross Country com início marcado para as 9h, no Campo Porto D´ Ílhavo, em Nariz, é uma organização conjunta da Associação Desportiva de Nariz e Jornal da Bairrada.
Data 26/5/2013 |
Prova Cross Country Olímpico |
Local Nariz |
- 2. CATEGORIAS E CORRIDAS
2.1 – Categorias / Tempos de Prova
Categoria |
Idades |
Tempo de Prova |
|
Mínimo |
Máximo |
||
MASCULINOS |
|||
Cadetes |
15/16 anos |
0:45h | 1.00h |
Juniores |
17/18 anos |
1:00h |
1:15h |
Elites / Sub-23 |
+ 19 anos |
1:30h |
1:45h |
Veteranos A |
30/39 anos |
1:15h |
1:30h |
Veteranos B |
40/49 anos |
1:00h |
1:15h |
Veteranos C |
+ 50 anos |
1:00h |
1:15h |
FEMININAS |
|||
Juniores |
17/18 anos |
1:00h |
1:15h |
Elites / Sub-23 |
+ 19 anos |
1:30h |
1:45h |
Veteranas |
+ 30 anos |
1:15h |
1:35h |
PROMOÇÃO M |
+ 15 anos |
1:15h |
1:30h |
PROMOÇÃO F |
+ 15 anos |
1:15h |
1:30h |
2.1.2 – O XCO destina-se aos atletas com licença desportiva de competição válida para época 2013.
2.1.3 – Poderão participar atletas da classe Promoção (não federados) na corrida C1.
2.1.3.1 – A classe promoção é aberta a atletas com idade igual ou superior a 16 anos.
2.1.3.2 – As classificações serão separadas dos atletas federados.
2.1.3.3 – Será da responsabilidade do organizador providenciar um Seguro de Acidentes Pessoais para todos os participantes não federados.
2.2 – Corridas
2.2.1 – A Prova de XCO será dividida da seguinte forma:
Corrida C1 –Veteranos B+C, Promoção; Cadetes Masculinos, Elite e Sub/23 femininas, Juniores femininas, Veteranas e Cadetes femininas;
Corrida C2 – Veteranos A, Elites e Sub/23 masculinos, Juniores masculinos
2.3 – Horários:
SÁBADO – 25 de maio | |
16h |
Abertura do circuito para treinos |
16:00h |
Abertura do secretariado |
20:00h |
Fecho do Secretariado e do circuito para treinos |
DOMINGO | |
7h |
Abertura do secretariado |
8:30h |
Encerramento da confirmação das inscrições |
9h |
Início das Provas |
- 3. INSCRIÇÕES
3.1. As inscrições podem ser efetuadas até às 12h30 de sábado (dia 25) no site: jb.foradoras.pt Para mais informações através do email Zappa@jb.pt ou Manuel_casimiro@hotmail.com
Manuel Zappa (962108795) – Manuel Casimiro (919167011).
3.1.1 – Nas inscrições efectuadas por email deve constar obrigatoriamente a designação da prova, a equipa (se for caso disso), o nome do atleta, n.º de licença e categoria em que se inscreve.
3.1.2 – As inscrições efectuadas fora do prazo regulamentar tem um acréscimo de 5 euros na taxa de inscrição e só serão aceites se realizadas até às 12h30 de sexta-feira antes da prova.
3.2 – Confirmação de presença / Inscrições
3.2.1 – A confirmação de presença, verificação de licenças e autorizações, bem como a atribuição dos dorsais e pagamento de taxas de inscrição, decorrem no secretariado da prova, no horário indicado acima.
3.3 – Reunião de Diretores Desportivos
A reunião dos Directores Desportivos decorre no local da prova à hora indicada.
- 4. TAXAS
4.1 – Os atletas filiados na UVP-FPC com licença desportiva de competição válida para a época 2013 pagam uma taxa de inscrição de 12.50 euros por prova, mais almoço, não federados 15 euros, mais almoço.
- 5. ATRIBUIÇÃO DE DORSAIS E PLACAS DE BICICLETA
5.1 – Será atribuído pelo organizador do 1.º BTT Cross Country – XCO, a cada atleta, um número de placa.
5.2 – Os dorsais devem ser diferenciados com um fundo ou marcador colorido de acordo com a categoria de cada atleta.
5.3 – A atribuição dos números e placas aos atletas deve seguir a ordem da grelha de atribuição de números.
5.3.1– As placas são atribuídas por ordem crescente, de acordo com a ordem de inscrição.
5.3.2 – Às atletas femininas será atribuída uma sequência única a partir do n.º 601, de acordo com o ponto 5.3.1 e a ordem por categorias, Elites / Sub-23, Juniores, Veteranas e Cadetes.
5.4 – Mapa de cores e atribuição de dorsais
Categoria |
Cor |
Numeração |
MASCULINOS |
||
Juniores |
Amarelo |
201 |
Elites / Sub-23 |
Branco |
01 |
Veteranos A |
Azul |
301 |
Veteranos B |
Cinza |
401 |
Veteranos C |
Castanho |
501 |
FEMININOS |
||
Juniores |
Rosa / Amarelo |
601 |
Elites / Sub-23 |
Rosa |
|
Veteranas |
Rosa / azul |
|
PROMOÇÃO M/F |
Branco |
1001 |
Nota: Se alguma categoria exceder uma centena de atletas o organizador deve atribuir um número à sua escola, mantendo o marcador colorido da respectiva categoria.
6.1 – Classificação
6.2 – Só se classificarão os atletas que terminem a prova após o respectivo Vencedor da sua Categoria.
6.2.1 – Os corredores dobrados saem da prova quando essa indicação lhes for transmitida por um Comissário. Neste caso, serão classificados em função da ordem de chegada, sendo o seu nome mencionado ao lado do número de voltas em atraso acumuladas. Os corredores da classe Promoção não saem da prova ao serem dobrados.
6.3 – Classificação por Equipas na Prova (Federados)
6.3.1 – A classificação por equipas será estabelecida com base nos três melhores resultados individuais de cada atleta, obtidos numa ou mais categorias.
6.3.2 – Para a classificação por equipas contarão apenas as categorias em que se verifique o mínimo de três corredores à chegada.
6.3.3 – A tabela de pontuação das equipas será igual à tabela de pontuação dos corredores.
6.3.4 – Em caso de empate, beneficia a equipa com maior número de primeiros lugares dos seus corredores, maior número de segundos lugares e assim sucessivamente, até ao terceiro. Se o empate persistir, utiliza-se o critério do escalão mais alto.
6.3.4.1 – Ordem dos escalões para efeito de desempate:
1.º |
Elites / Sub-23 Masculinos |
2.º |
Elites / Sub-23 Femininos |
3.º |
Juniores Masculinos |
4.º |
Juniores Femininos |
5.º |
Veteranos A |
6.º |
Veteranos B |
7.º |
Veteranos C |
8.º |
Veteranas |
9.º |
Cadetes Masculinos |
10.º |
Cadetes Femininos |
- 7. PERCURSO E DURAÇÃO
7.1 – A prova desenrolar-se-á num percurso fechado, com perímetro de 4 a 6 km e delimitados por manga plástica;
7.2 – Os ciclistas deverão respeitar a delimitação da pista, sendo punidos com a desclassificação os que durante a prova não cumpram o itinerário estabelecido.
7.3 – Para efeitos de controlo, serão colocados Comissários de Prova em determinados pontos de passagem no percurso.
7.4 – A duração das provas é a constante do artigo 2.º
7.5 – Dentro do percurso todos os ciclistas devem ser identificados, trazendo para o efeito o dorsal.
- 8. SEGURANÇA
8.1 – A organização disporá de meios de rápido tratamento e/ou evacuação para unidade hospitalar de ciclistas ou outras pessoas em caso de acidente.
8.2 – Os ciclistas serão obrigados a usar todo o equipamento de proteção, nomeadamente, capacete, luvas, etc.
8.3 – Todos os participantes devem ser responsáveis pela sua participação no evento em termos físicos e de saúde, devendo os mesmos ter consciência que não existe nenhum fator clínico que os impeça de praticar desporto ou qualquer esforço físico.
8.4 – A organização não se responsabiliza por eventuais acidentes ou ocorrências dentro deste âmbito.
- 9. PRÉMIO / CERIMÓNIAS PROTOCOLARES
9.1 – Serão atribuídos prémios até ao 3.º classificado de cada Categoria e equipas.
9.2 – É obrigatória a presença dos 3 primeiros classificados de cada categoria
9.2.1 – A cerimónia de entrega de prémios por equipas realiza-se conjuntamente com a atribuição dos prémios da corrida C2.
9.2.2 – Os atletas contemplados na cerimónia protocolar deverão obrigatoriamente envergar o equipamento de competição das suas equipas, usar sapatos de competição ou sapato desportivo tipo sapatilha (ténis). É proibido o uso de chinelos.
11.3 – Apenas o vencedor de cada categoria poderá exibir a bicicleta vencedora, num espaço designado para o efeito próximo do pódio (numa das laterais).
- 10. CASOS OMISSOS
10.1 – Os casos omissos serão julgados pelo R.G.B.T.T da F.P.C.
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