O município de Anadia vai tentar concretizar o maior brinde de espumante em cadeia do mundo e assim entrar para o Guinness Book, durante a 10.ª edição da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia, que decorre de 22 a 30 de junho, na zona do Vale Santo.
A iniciativa vai decorrer no segundo dia de certame, domingo, dia 23 de junho, e visa juntar em brinde 1200 participantes, na medida em que o recorde atual de 886 pessoas está no Japão.
Esta que é a 10.ª edição do certame foi apresentada publicamente na última segunda-feira. Com um orçamento a rondar os 300 mil euros, a autarquia promete nove dias de animação para todos os gostos, completamente gratuitos.
Este ano, as Marchas dos Santos Populares, que tradicionalmente encerravam o certame, vão abrir a feira, no primeiro dia, numa noite que será ainda abrilhantada pelo bairradino Gonçalo Tavares. Mas ao longo da semana, pelo palco principal vão passar nomes sonantes do panorama musical português, tais como Jorge Palma, Quim Barreiros, The Gift, David Fonseca, Rui Veloso e Mariza, que encerrará o certame, no último dia, sendo também a artista mais cara da semana (custa à autarquia 30 mil euros).
Segundo Litério Marques, presidente da Câmara Municipal de Anadia, “é preciso fazer cada vez mais para valorizar o município que muito tem para oferecer”. Daí que nesta altura de crise e de dificuldades, a autarquia tenha decidido não cobrar bilhetes em nenhum dos dias, sendo o certame inteiramente gratuito para o visitante. “Queremos que os anadienses venham todos os dias à feira e que todos os visitantes possam regressar várias vezes”, avançou o edil que coloca a fasquia em termos de visitantes bem alta, ultrapassando os 85 mil da última edição.
O Espaço Bairrada, dedicado aos produtores da região, volta a marcar presença. A grande tenda irá concentrar vários produtores da região, que ali vão expor, dar a conhecer e a provar os néctares bairradinos.
Também a Praça do Espumante, dedicada às associações do município, irá dar a conhecer muito do trabalho feito pelas diversas associações e coletividades nas várias freguesias, mas também dar a provar as suas iguarias e produtos típicos.
E tendo o certame anadiense um cariz regional e popular, pelo palco 2, vão passar alguns dos artistas locais mais conhecidos e que prometem fazer as delícias dos visitantes, que terão ainda mais de 80 stands para visitar e três restaurantes para degustar os pratos regionais.
Entrar para o Guinness. Anadia quer entrar para o Guinness World Records ao levar a cabo, na tarde de domingo, dia 23, o maior brinde de espumante em cadeia do mundo. A autarquia espera reunir 1200 participantes que levem a cabo esta iniciativa inédita, na zona do Vale Santo.
Rosa Tomás, vereadora da autarquia anadiense, revela que “o mais difícil será coordenar tantas pessoas que devem estar alinhadas, com um flute de espumante na mão e só brindam com a pessoa do lado, de forma a formar uma cadeia. O recorde só será concluído se a cadeia não se quebrar até ao último brinde que deve ser em cadeia” e será transmitido em direto pela SIC, que neste dia fará uma transmissão de seis horas, do programa “Portugal em Festa”, que começa a 16 de junho e terá como apresentadora Rita Ferro Rodrigues.
Cartaz
Dia 22: Marchas Populares e Gonçalo Tavares
Dia 23: Ala dos Namorados com Jorge Palma
Dia 24: Richie Campbell
Dia 25: Quim Barreiros
Dia 26: The Gift
Dia 27: Tributo aos Abba, com grupo inglês
Dia 28: David Fonseca & Katedral Party
Dia 29: Rui Veloso
Dia 30: Mariza e espetáculo de fogo de artifício
Catarina Cerca