“Foi uma experiência única. Nunca tinha acontecido. Fomos mesmo modelos fotográficos”, confessou Maria José Batista, bombeira há 23 anos. Hoje, com 39, trabalha na Central e, tal como vários outros seus colegas deu, no último final de semana, o corpo ao manifesto numa iniciativa inédita, com vista a angariar mais elementos para a corporação, não só bombeiros, mas também sócios para a Associação Humanitária dos Bombeiros de Anadia.
A iniciativa inédita desafiou os bombeiros da corporação a emprestarem a sua imagem, numa sessão fotográfica que vai dar forma a outdoors e flyers, a serem distribuídos pelo concelho, num apelo para que mais pessoas adiram a esta causa, possibilitando o aumento e renovação do corpo de bombeiros.
A comandante Ana Margarida Matias destacou a vontade de “mostrar as várias valências e funções, através de imagens apelativas e que convidem novos elementos a aderir a esta causa”.
A jovem Ana Rita Neves, bombeira há 7 anos, nunca se tinha visto nestas andanças. Com 25 anos, também participou na sessão fotográfica. “Foi giro, foi muito divertido e espero que mais jovens venham para os bombeiros”, adiantou. De igual forma, Artur Gomes, que entrou para a corporação em 1969 e se tornou empregado em 1981, admite que a campanha “poderá dar bons frutos e ajudar a cativar mais pessoas”. Contudo, reconhece que todos os que abraçam a causa “têm que gostar muito disto e ter espírito de sacrifício”. Já Otávio Sousa, com 25 anos na corporação, não deixou de referir que “é uma nova forma de comunicar e tentar chegar aos mais jovens”.
Do outro lado, estiveram o conhecido fotógrafo anadiense, Pedro Nóbrega e o designer, Vítor Matias, também um filho do concelho, residente na Curia, irmão da comandante Ana Margarida Matias.
Ambos reconheceram que a concretização deste projeto se prende com a necessidade de arranjar mais elementos para a corporação, mas também mais sócios.
“Sou fotógrafo de publicidade e como já existia uma relação de amizade com a Comandante, decidi ajudar nesta causa”, avançou Pedro Nóbrega, enquanto que Vitor Matias, designer profissional, também não poderia ficar de fora. Para além de ser amigo de infância de Pedro Nóbrega, é irmão da nova comandante de Anadia, logo “tinha de dar a minha ajuda, o meu contributo”. E ambos partilham da mesma expetativa: “que consigam alcançar os objetivos pretendidos, ou seja, arranjar mais voluntários e sócios para os bombeiros”.
Ana Margarida Matias revelou que os outdoors terão uma mensagem apelativa e que, por opção, foi decidido utilizar alguns elementos do corpo de bombeiros. “Queremos pessoas determinadas, com perfil e disponibilidade, nas mais variadas valências. Pessoas responsáveis e disponíveis. A formação será dada por nós”.
Das centenas de fotos tiradas durante dois dias e ao longo de várias horas, o resultado final será conhecido dentro de algumas semanas. Vão ser feitas quatro peças distintas alusivas à Saúde, Corpo de Intervenção, Central e um último trabalho com os mais velhos, os rostos mais conhecidos e que transmitem uma imagem de confiança e know how.
“É também uma forma de os homenagear, pelos bons serviços prestados”, adiantou Vítor Matias, tendo Pedro Nóbrega destacado que estes “são o exemplo vivo da dedicação e do espírito de sacrifício à causa”.
Catarina Cerca