Assine já


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Comendador visita Instituto Profissional

IPB

O Comendador Almeida Roque reuniu, na última-segunda-feira, com os responsáveis pela construção do futuro Instituto Profissional da Bairrada (IPB), que já está em fase adiantada de acabamentos.

O IPB está a ser construí-do na Murta, mais concretamente na Rua da Murta, desenrolando-se a obra pela Rua da Légua Seca.
Almeida Roque, reunido com os responsáveis pela obra, empreiteiro, fiscais, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e com José Soares e Cristóvão Batista, respetivamente presidente do Conselho Executivo da Fundação Comendador Almeida Roque e vice-presidente do mesmo órgão, ficou a conhecer os últimos desenvolvimentos do IPB. Na ocasião, Almeida Roque sublinhou a importância que o Instituto vai assumir para o país, afirmando que o projeto que idealizou é um exemplo para Portugal e para a economia portuguesa.

Justificou ainda que o modelo que preconizou para esta escola passa por complementar o ensino técnico com o ensino prático, algo que já defendeu, há longos anos, numa aula que deu na Universidade de Aveiro.

O Comendador Almeida Roque disse que, em breve irá visitar toda a obra, deixando a mensagem que “é necessário saber prever o futuro”. É que “saber antecipar o tempo é uma grande vantagem, daí que ando sempre preocupado com o futuro”, afirmou.
Recorde-se que esta escola é “apadrinhada” pelo Ministério da Educação e Ciência que, em outubro de 2013, assinou um protocolo com a Fundação Comendador Almeida Roque, para a criação do Instituto Profissional da Bairrada (IPB).

“Estamos a apoiar a criação de uma escola profissional de referência, que é iniciativa de um empresário local, através de uma Fundação em que a Câmara está envolvida, e é uma iniciativa que se enquadra na aposta do governo e desta equipa ministerial num ensino profissional que ofereça aos jovens saídas profissionais”, justificou o ministro Nuno Crato, durante a assinatura do protocolo.

Perspetivado para 200 alunos, o novo instituto, cujo custo ascende aos dois milhões de euros, terá oito salas de aula, oficinas amplas e os cursos foram definidos em resultado de um inquérito a 40 empresas representativas da indústria da região.

O IPB vai ser uma “Escola Oficina”, direcionando a sua oferta formativa para as áreas de Eletricidade e Energia, Metalurgia e Metalomecânica e terá como cursos disponíveis: Serralheiro Mecânico, Soldador, Técnico de Eletrotecnia, Técnico de Instalações Elétricas, Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica e Técnico de Maquinação e Programação/Técnico de Manutenção Industrial e Técnico de Eletrónica, Automação e Comando (TEAC).