A Fundação Mata do Buçaco, em conjunto com a Associação Aquacristalina e a Junta de Freguesia do Luso, criaram um programa de Natal que irá desde o Luso até ao Bussaco, de 6 de dezembro a 7 de janeiro.
No próximo domingo, 14, o dia será de espetáculos, com a peça de teatro “Tudo Certo”, uma comédia romântica para maiores de 12 anos e de seguida ao lançamento do 1.º álbum de uma fadista lusense, Edna, com o título “Saudade”. O dia 21 de dezembro será dedicado às crianças, com a encenação do conto infantil “Duendes na Mata”, às 10h no Luso e às 14h na Mata do Buçaco. Para fechar o ano, irá acontecer na Igreja do Luso um Concerto Solidário de Canto Lirico com Ana Atalaya.
Mas o programa não se fica por aqui… Espalhados por toda a vila irão acontecer micro concertos desde o Luso até ao Buçaco, com temas natalícios e cantos dos reis. E para quem quer fazer compras no mercado tradicional e artesanal irão ocorrer dois mercados de natal, nos dias 14 e 21 na Alameda do Luso.
Os mais pequenos que queiram conhecer o Pai Natal também terão essa oportunidade tanto no convento de Sta. Cruz do Buçaco como na Alameda do Luso, e podem ainda tirar uma selfie com o Pai Natal para mais tarde recordar.
O valor solidário deste natal irá centrar-se numa Campanha de recolha de roupas usadas, com pontos de recolha no Luso e no Buçaco e numa grande ação de Voluntariado Solidário na Mata, que permite a um grupo de amigos, pessoas individuais ou até empresas recolher lenha da mata (com auxílio de técnicos especializados) e doá-la a duas instituições: Bombeiros da Pampilhosa e Centro Social Melo Pimenta.
O espírito natalício pode ainda ser visto durante todos os dias e todas as noites deste mês nas luzes, nos laços e nas coroas de natal que enfeitam a vila do Luso e a Mata do Buçaco e ainda no roteiro de presépios que já conta com mais de quinze unidades espalhados por estes dois espaços.