Assine já
Anadia // Bairrada  

Rota da Bairrada: “A Bairrada ombreia com as melhores regiões vinícolas do mundo, na qualidade dos seus produtos”

Jorge Sampaio, presidente da Associação Rota da Bairrada, acaba de ser eleito “Homem do Ano”, nos Prémios W 2017, atribuídos pelo enólogo e crítico de vinhos Aníbal Coutinho.
Recentemente reeleito presidente da direção da Associação da Rota da Bairrada, para o próximo triénio 2018-2020, Jorge Sampaio, em entrevista ao Jornal da Bairrada, assume que a distinção é para a região da Bairrada, até porque, como sublinha, acaba por ser um reconhecimento ao trabalho que a região tem feito, sobretudo ao nível do investimento e aposta realizado por produtores e empresas no incremento da qualidade dos seus produtos.

Qual a sua reação ao ter conhecimento que fora eleito “Homem do Ano” nos Prémios W, de Aníbal Coutinho, face a uma “concorrência” tão ilustre?
A primeira reação foi de surpresa, pois nem sabia, sequer, que estava nomeado para o referido prémio e, talvez por esse motivo, e até por desconhecer os restantes nomeados, a primeira reação que tive foi de curiosidade sobre o mesmo.
Claro que, depois, veio o contentamento, mas sempre com a completa noção que uma distinção como esta, não é a mim, Jorge Sampaio, que é dada, mas sim à Região da Bairrada e a todo o trabalho que várias entidades, agentes económicos e diversas pessoas têm feito.
Ainda nos prémios W estavam nomeados, para várias categorias, produtores, enólogos, agentes do setor e vários vinhos da região. O reconhecimento há tanto reclamado chegou finalmente?
Já começou a chegar há algum tempo graças ao trabalho que a região tem feito. E, aqui, permitam que destaque, em primeiro lugar, o trabalho dos nossos produtores e o investimento que têm feito, ao longo dos anos, na qualidade dos seus produtos. Este trabalho, e esta dedicação, começa logo na vinha.
Depois, a nossa CVR [Comissão Vitivinícola Regional], uma equipa presidida pelo Eng. Pedro Soares, têm feito um trabalho excecional no posicionamento da Bairrada.
Hoje, podemos afirmar que a Bairrada ombreia com as melhores regiões vinícolas do mundo, na qualidade dos seus produtos. E isso deve-se à Região.
O espumante Faina Maior, numa parceria entre a Associação Rota da Bairrada e o Município de Ílhavo, numa homenagem aos bravos que se dedicam à pesca do bacalhau, teve a dimensão esperada?
A Bairrada quer estar ao lado de Portugal, a celebrar os seus feitos e conquistas. Fizemos isso em 2016 e fomos a Região Oficial da Delegação de Portugal nos Jogos Olímpicos do Brasil, lado a lado com os nossos atletas e, em 2017, nas comemorações do Centenário das Aparições de Fátima. Vamos continuar a fazê-lo.
O projeto do Faina Maior é de outro âmbito, insere-se numa política que, também, queremos seguir de ter uma Região que quer homenagear aqueles que, de uma forma ou de outra, fizeram a história do nosso país. Foi isso que quisemos fazer com o Faina Maior, homenagear aqueles que ao longo dos anos partiram em busca deste fiel amigo, atravessando mares duros. Gentes da terra que conquistaram os mares.
Foi um desafio entre a Rota da Bairrada, a CVR Bairrada e o Município de Ílhavo. Correu muito bem.
 
Ler mais na edição impressa ou digital