O Conselho Eco-Escolas da Escola Básica e Secundária de Anadia esteve reunido na quarta-feira, dia 22, naquela que foi a segunda reunião desta equipa. Um encontro que juntou todos os elementos para analisar os resultados da auditoria ambiental, e as atividades a integrar no Plano de Ação, fruto daquela auditoria.
Envolvimento
dos alunos
Na ocasião, as docentes coordenadoras do Programa Eco-Escolas, congratularam-se com o sucesso que está a ser o envolvimento dos alunos neste projeto: “o Conselho aumentou substancialmente porque o número de alunos envolvidos duplicou”, disseram, dando nota de que 922 alunos responderam ao inquérito lançado inicialmente sobre os conhecimentos e preocupações ambientais, não passando despercebida a elevada taxa de alunos que, em casa, já têm hábitos de reciclar.
Ações
em várias frentes
Em matéria de água, o destaque vai para a necessidade de monitorizar os consumos, que se mantêm muito elevados, sobretudo nos balneários, pelo que todos os alunos são desafiados a ser mais cuidadosos e poupados no consumo de água.
Quanto à energia, depois da instalação de uma rotina nos computadores e demais materiais da escola para desligarem automaticamente a partir das 17h15, ainda há necessidade de fazer muito mais, seja na redução de consumos de energia nas salas de aulas, corredores, casas de banho, espaços exteriores e elevador, seja na monitorização dos consumos, seja na comunicação de situações anómalas por parte da Eco Brigada do Ambiente.
Neste ponto regista-se que, numa escola nova, a iluminação deveria ser feita com lâmpadas de baixo consumo energético (tecnologia LED), situação que, por enquanto, depende da intervenção da Parque Escolar.
Envolvimento
dos alunos
Na ocasião, as docentes coordenadoras do Programa Eco-Escolas, congratularam-se com o sucesso que está a ser o envolvimento dos alunos neste projeto: “o Conselho aumentou substancialmente porque o número de alunos envolvidos duplicou”, disseram, dando nota de que 922 alunos responderam ao inquérito lançado inicialmente sobre os conhecimentos e preocupações ambientais, não passando despercebida a elevada taxa de alunos que, em casa, já têm hábitos de reciclar.
Ações
em várias frentes
Em matéria de água, o destaque vai para a necessidade de monitorizar os consumos, que se mantêm muito elevados, sobretudo nos balneários, pelo que todos os alunos são desafiados a ser mais cuidadosos e poupados no consumo de água.
Quanto à energia, depois da instalação de uma rotina nos computadores e demais materiais da escola para desligarem automaticamente a partir das 17h15, ainda há necessidade de fazer muito mais, seja na redução de consumos de energia nas salas de aulas, corredores, casas de banho, espaços exteriores e elevador, seja na monitorização dos consumos, seja na comunicação de situações anómalas por parte da Eco Brigada do Ambiente.
Neste ponto regista-se que, numa escola nova, a iluminação deveria ser feita com lâmpadas de baixo consumo energético (tecnologia LED), situação que, por enquanto, depende da intervenção da Parque Escolar.
Recolha de roupas
e medicamentos
Ao nível dos resíduos, o lixo deixado pelo chão é ainda um mau hábito que urge combater, assim como ainda existem muitas falhas ao nível da recolha seletiva. Neste ponto, os alunos continuam a ser sensibilizados para a utilização de recipientes próprios de recolha de plástico, pilhas, rolhas, tampas e papel. Acresce que na escola decorre, igualmente, uma campanha de recolha de roupas e medicamentos.
As roupas de ganga estão a ser transformada pela equipa de Educação Especial. Já o papel tem vindo a contribuir para ações de solidariedade social, nomeadamente do Banco Alimentar contra a Fome.
e medicamentos
Ao nível dos resíduos, o lixo deixado pelo chão é ainda um mau hábito que urge combater, assim como ainda existem muitas falhas ao nível da recolha seletiva. Neste ponto, os alunos continuam a ser sensibilizados para a utilização de recipientes próprios de recolha de plástico, pilhas, rolhas, tampas e papel. Acresce que na escola decorre, igualmente, uma campanha de recolha de roupas e medicamentos.
As roupas de ganga estão a ser transformada pela equipa de Educação Especial. Já o papel tem vindo a contribuir para ações de solidariedade social, nomeadamente do Banco Alimentar contra a Fome.
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