Já se iniciaram os trabalhos de requalificação do “Espaço Público da Rua dos Bombeiros e Rua António Oliveira e Rocha”, nomeadamente junto à Estação da CP de Oliveira do Bairro.
A empreitada, que abrange uma área total de aproximadamente 7.321m2, representa um investimento do Município superior a 700 mil euros, com um prazo de execução de seis meses.
A área de intervenção localiza-se na envolvente da centralidade da cidade de Oliveira do Bairro e está integrada numa rua que se assume como uma “porta” de entrada na cidade, pela ligação à estação de caminhos de ferro (Linha do Norte), a que se junta a existência do emblemático edifício da antiga Fábrica Cerâmica Rocha, também ele alvo de reabilitação.
Com o objetivo de “melhorar o conforto da circulação pedonal e viária”, enriquecendo a qualidade do ambiente urbano e consequentemente a qualidade de vida das pessoas”, conforme descrito na Memória Descritiva e Justificativa do projeto, esta intervenção vai passar, entre outras ações, pela criação de zonas de estacionamento (com arborização adjacente) junto ao edifício da Cerâmica Rocha e à estação da CP, com locais próprios para pessoas portadoras de mobilidade condicionada e táxis, e reorganização e formalização dos estacionamentos já existentes.
Será também criada uma zona pedonal imediatamente a seguir à entrada da estação, com o intuito de “servir de praça, “tapete” de chegada e saída dos utilizadores do comboio”, para além da criação de um canal pedonal com passeios amplos e atravessamentos adequados.
Destaque ainda para a correção da curva da Rua António Oliveira e Rocha, perto da tornando a passagem automóvel mais segura.
De acordo com Duarte Novo, presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, trata-se de um projeto “muito importante, tendo em conta que se trata de uma porta de entrada na cidade, que apresentava uma imagem pouco consentânea com a modernidade e qualidade dos espaços públicos que pretendemos implementar em todo o Concelho, numa perspetiva de humanização dessas áreas, privilegiando as acessibilidades e a sua utilização pelos peões, de forma segura e agradável”.