O executivo da Câmara Municipal de Cantanhede lançou o desafio ao seu gabinete de comunicação para a criação de uma nova Logomarca que demonstrasse as características únicas, verdadeiramente distintivas e identitárias do concelho.
O desafio foi amplamente superado com a criação desta nova imagem, que tem por elementos base a inovação, competência, credibilidade, sustentabilidade, dinâmica e jovialidade, com que se pretende criar uma célere identificação do Município de Cantanhede, quer a nível nacional, quer a nível internacional.
Assim, durante o mês de maio, a equipa da autarquia trabalhou com afinco e apresentou as suas propostas, tendo os setes elementos que compõem o executivo liderado por Helena Teodósio escolhido, por unanimidade, a Logomarca que hoje se apresenta oficialmente ao público.
“Pensamos ter encontrado a melhor solução para apresentarmos o nosso Município, com a certeza de que o trabalho desenvolvido pela equipa de comunicação da Câmara Municipal reflete as ideias de um executivo virado para a modernidade e para um futuro cada vez melhor no nosso concelho”, afirmou Helena Teodósio, na reunião de Câmara do dia 2 de junho, momento escolhido para apresentar a versão final da logomarca de Cantanhede.
Na elaboração dos estudos para a concretização do logótipo para o concelho de Cantanhede a equipa não ficou alheia às características naturais e de valor singular, que fazem desta região um local aprazível para visitar e ideal para fixar residência. De destacar, a aposta dos sucessivos executivos municipais na intensificação das boas práticas ambientais, quer através de investimentos realizados em infraestruturas e equipamentos, quer na sensibilização e mobilização dos diferentes sectores da população para a adoção de comportamentos norteados para a valorização e preservação do ambiente.
A este nível será importante destacar a atribuição da Bandeira Azul à Praia da Tocha, pelo 30.º ano consecutivo, símbolo que comprova a qualidade balnear, nomeadamente na reconhecida qualidade da água e boas práticas ambientais, assim como a Bandeira Praia Dourada à Praia do Palheirão.
Também fruto do êxito de políticas assertivas no domínio ecológico, nomeadamente, no que diz respeito à qualidade do meio ambiente e na educação para a sustentabilidade, o município tem conquistado sucessivamente a Bandeira ECO XXI, de há 13 anos a esta parte.
Será importante realçar ainda, que a edilidade cantanhedense mantém o brasão da cidade em cerimónias e atos solenes.
Percurso gráfico
O percurso que levou ao resultado final passou por vários estudos focados essencialmente nas temáticas água do mar, representada pela gota descendente, água da nascente (potável), representada pela gota ascendente e o sol.
Ainda dentro da mesma temática, houve preocupação em introduzir um terceiro elemento – a terra, representado na base da “onda” a verde.
Num segundo momento, a equipa optou pela representação da Onda a azul; o sol a amarelo; o terreno “lavrado”, a linhas horizontais a preto; e água de nascente, representada pela gota que nasce da terra e na cor verde simbolizando água pura no seu estado natural.
A etapa seguinte consistiu em passar os esboços para o digital e dar continuidade ao processo de desenvolvimento gráfico da mensagem que se pretende que a logomarca transmita.
Chegados aqui, o grupo constatou que se tinha alcançado o resultado que se pretendia, no entanto, esta solução não cumpria grande parte dos requisitos que devemos identificar num logótipo.
Reconhecendo nesta solução uma linguagem objetiva, bem percetível da mensagem e com dinamismo, ainda estava longe de ser um logótipo voltado para o futuro e com a simplicidade gráfica que lhe permitisse facilmente ser adotada a vários suportes de divulgação.
Etapa final
Importa esclarecer que um logótipo não a marca, é sim representação visual do nome da marca. Temos assim duas funções essenciais do logótipo:
– Neste ponto do percurso, a equipa procurou simplicar a mancha gráfica que caracteriza a onda. Seguindo esta premissa, foi reduzido os elementos ao mínimo essencial procurando a simplificação gráfica e tonal tornando-o menos ruidoso graficamente e, consequentemente, mais duradouro e multifacetado.
– A solução obtida resultou da simplificação da onda agora representada pelo conjunto do traçado azul, do suprimento da ilustração do sol e da gota ascendente. Esta proposta representa um salto significativo na procura de um logótipo que transmita os “elementos estratégicos da marca Cantanhede”: Inovação; Competência; Credibilidade; Sustentabilidade; Dinâmica; Jovialidade.
Com este resultado, é possível identificar os referidos valores na presente solução e o Município de Cantanhede acredita que a proposta transmite uma mensagem indiscutível de modernidade e elegância.
A autarquia reconhece que este logótipo contém a essência do sentimento generalizado da população que reside no concelho ou que o visita, como um município moderno, carismático, limpo, cristalino, autêntico, que cuida do seu património natural e transmite esse conceito e compromisso às gerações futuras.