Na noite de 17 para 18 de fevereiro foi realizado um transporte especial de uma pá eólica com 84 metros entre a unidade de fabrico Riblades, em Vagos, e o Porto de Aveiro.
A viagem foi assegurada pela LASO, empresa de transportes especiais, que fala de uma “operação, de épicas proporções e meticulosos cuidados técnicos, finalizada com sucesso”.
Esta pá da Turbina SG170 Onshore, com um comprimento de 84 metros, saiu da empresa Riablades, onde foi produzida, e seguiu para o Porto de Aveiro, para viagem marítima até a um centro de testes na Dinamarca. Após a conclusão destes testes, serão produzidas nos próximos quatro anos mais de 1800 pás.
A LASO vincou, em comunicado, que a sua capacidade em ultrapassar obstáculos “foi mais uma vez testada e a tenacidade das suas equipas de projectos voltou a sobressair”.
Recorde-se que a LASO esteve ainda em destaque na região, em Outubro passado, onde foi também crucial para o transporte de componentes de cerca de 90 metros de comprimento, desde a fábrica da Siemens até ao Porto de Aveiro.
Veja a megaoperação da viagem da maior pá eólica na passada semana.