A maior lagoa natural da Península Ibérica, que chega a ter uma área de cerca de 5 quilómetros quadrados, possui uma riqueza imensurável, hoje longe da extração do moliço que fertilizava os campos de cultivo da região.
Agora, a Pateira (que é de Fermentelos, de Espinhel, de Óis da Ribeira e até do Requeixo, do concelho vizinho de Aveiro), aduba um sem número de atividades dentro e fora de água e convida ao desporto, lazer e bem-estar nas suas águas ou em qualquer uma das suas margens, que têm sido bastante valorizadas nos últimos anos.
Podemos dizer que a Pateira está mesmo cada vez mais ‘instagramável’. À beleza natural das suas águas e dos maravilhosos pores-do-sol, juntam-se elementos perfeitos criados pelo homem para fazerem o cenário ideal para uma ‘selfie’ única.
O baloiço e o pórtico em madeira na margem de Óis da Ribeira, as instalações artísticas em forma de bateira e em homenagem aos pescadores, colocadas em Fermentelos, Espinhel e Óis da Ribeira, são alguns dos muitos atrativos para uma foto de rara beleza junto da lagoa.
Esta reportagem faz parte do Roteiro Férias em Segurança – Anadia, Águeda e Arouca e pode ser lida na íntegra na edição do JB de 22 de julho de 2021