Desde há uns meses, há um motivo adicional para ir até Arouca. Mais uma vez em pleno Arouca Geopark, património da UNESCO, existe agora, entre o céu e as águas do Paiva, a 516 Arouca, uma ponte pedonal, suspensa, 175 metros acima do rio Paiva – a maior ponte pedonal suspensa do mundo.
Para chegar, pode fazê-lo através dos Passadiços do Paiva, mais concretamente na entrada do Areinho, ou, se preferir um percurso menos exigente, pode dirigir-se à freguesia de Alvarenga. Aí, poderá deixar o carro nos parques da Feira ou nos do campo de futebol e fazer o restante percurso a pé, por entre caminhos antigos, que cruzam campos e lugares pitorescos como a Vila e a Chieira.
A travessia pode ser feita nos dois sentidos – ida e volta, ou então só de ida, prosseguindo neste caso para os Passadiços do Paiva (o bilhete da ponte inclui o acesso a esta infraestrutura) ou prosseguir para o centro histórico de Alvarenga, de acordo com a entrada que tenha escolhido. Muitos metros ao longo dos quais vai poder observar e registar uma natureza ímpar e viver uma experiência inesquecível.
Esta reportagem faz parte do Roteiro Férias em Segurança – Anadia, Águeda e Arouca e pode ser lida na íntegra na edição do JB de 22 de julho de 2021