Dez distritos de Portugal continental, entre os quais Aveiro e Coimbra, estão sob alerta esta quarta-feira, prevendo-se um aumento gradual da instabilidade atmosférica com possibilidade de trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga estiveram com aviso laranja até às 9h desta quarta-feira e passaram a alerta amarelo até às 21h.
O IPMA colocou também os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, podendo ser de granizo, até às 21h.
O IPMA informou que a instabilidade atmosférica que vai causar aguaceiros, trovoada e granizo em Portugal Continental deve-se à aproximação ao território do continente durante esta quarta-feira de uma “depressão isolada em altitude”.
Por tal, será hoje, quarta-feira que os efeitos da depressão serão mais sentidos, com um aumento gradual da instabilidade atmosférica ao longo do dia, começando logo de madrugada a manifestar-se através da ocorrência de aguaceiros.
Ao longo do dia estão previstos mais aguaceiros que poderão ser por vezes fortes no interior Norte e Centro, durante a tarde, período no qual há condições mais favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo.