Assine já


Cantanhede // Sociedade  

Presépio de cortiça para ver na antiga Escola Conde Ferreira em Cantanhede

As representações da natividade elaboradas por Samuel Machado são constituídas por inúmeras maquetes em miniatura alusivas ao Natal.

Pode ser visitado até ao próximo dia 9 de janeiro, nas instalações da antiga escola Conde Ferreira, bem no centro da cidade de Cantanhede, um presépio de cortiça e outros materiais reciclados elaborado pelo artesão Samuel Machado.

As representações da natividade elaboradas por este artista são constituídas por inúmeras maquetes em miniatura alusivas ao Natal, executados com mestria e imaginação, predominantemente com cortiça provenientes de rolhas de garrafas e outros materiais como cartão, tecido, madeiras e barro, totalmente reciclados para o efeito.

Esta mostra está patente ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h, e ao fim de semana das 10h às 13h e das 14h às 19h30.

A este propósito e como já vem sendo tradição, Samuel Machado criou também um presépio que se encontra exposto no átrio dos Paços do Município, parte integrante do seu espólio e que pode ser visitado durante o horário de funcionamento da autarquia.

Reciclar com cortiça é um projeto de artesanato que Samuel Machado iniciou em 2014 e que convida a olhar para a reciclagem de rolhas de cortiça de uma forma criativa e inovadora. A cortiça, que assume um papel de destaque em todo o projeto, provém de rolhas já utilizadas que são totalmente trabalhadas de forma manual. A esta, juntam-se o cartão, a madeira, a esferovite e outros tantos materiais recicláveis que dão origem a elementos decorativos que podem ser utilizados nas mais diversas instalações.

Desde o início do projeto que as obras criadas por Samuel Machado têm percorrido o país e sido apresentadas em várias exposições e feiras de artesanato, criando sempre enorme expectativa pela criatividade que coloca em cada trabalho que executa.

Para as comemorações do Natal 2021, o artesão cantanhedense apresentou a novidade de um núcleo, como complemento à anterior coleção e que revela a dinâmica e evolução do projeto, composto catorze caixas de garrafas de vinho de marcas nacionais, que apresentam no seu interior pequenos nichos dedicados ao imaginário da adoração do menino Jesus.