A expectativa é grande para uma época em que o pelotão profissional contará com dez equipas. No sábado ficaremos a conhecer em detalhe o que nos espera na nova época, assim como os plantéis e os objetivos de cada um dos dez coletivos. A cerimónia de abertura será transmitida em direto no Facebook da Federação Portuguesa de Ciclismo, a partir das 17h30.
Além do lançamento da temporada, será o momento para enaltecer aqueles que se distinguiram em prol do ciclismo, sendo entregues as distinções decididas pela Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ciclismo a José Luís Algarve, Sócio Honorário, e a José Diogo Calado, vice-presidente Honorário.
As primeiras pedaladas ficam guardadas para domingo. Como vem sendo tradição, o pelotão mostra-se em todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro (CIRA), ao longo de 172,1kms. A partida acontece às 12h em Cortegaça, concelho de Ovar, prevendo-se a chegada a Águeda para cerca das 16h.
O percurso maioritariamente plano, cruzando todos os concelhos da CIRA tem na subida de Talhadas o ponto mais exigente em termos orográficos. Em teoria é uma corrida ao jeito dos sprinters, mas, nos últimos anos, nem sempre a teoria é levada à prática e as surpresas têm vindo a suceder-se, o que aumenta ainda mais a expectativa para a corrida que antecede a Volta ao Algarve.