Um grupo de habitantes das três freguesias agregadas em 2013, Bustos, Mamarrosa e Troviscal criou um abaixo assinado, para apresentar à Assembleia da União de Freguesias com vista a ser votado e mais tarde levar à discussão na Assembleia Municipal.
No documento, os defensores da desagregação lembram que a criação das uniões de freguesias “mereceu generalizada contestação e oposição das populações e da esmagadora maioria dos órgãos autárquicos”.
Para aqueles, “a extinção de freguesias, na generalidade, não trouxe ganhos financeiros, afastou os eleitos das populações e dificultou a capacidade de intervenção na resolução de problemas. Perdeu-se a identidade de cada freguesia e reduziu-se a capacidade de reivindicação das populações e dos seus órgãos autárquicos”.
Os subscritores do abaixo assinado, que apelam à população para assinar o documento num dos estabelecimentos comerciais da zona, exigem à União que “assuma posição favorável e fundamentada à desagregação”, remetendo-a ao órgão executivo, que encaminhará a mesma para a Assembleia Municipal.