As obras de requalificação urbana do Largo de São Tomé, na localidade de Paredes do Bairro, União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas, encontram-se concluídas. O investimento municipal rondou os 135 mil euros.
A intervenção permitiu criar uma zona verde, dotada de um parque infantil e equipamentos diversos, passeios, assim como uma zona de estacionamento, tendo sido também requalificado o espaço envolvente à Igreja matriz. Recorde-se que, para este efeito, o Município de Anadia adquiriu uma casa adjacente ao Largo, com o intuito de proceder à ampliação daquele espaço público.
De referir que o Largo apresentava-se desorganizado, sem qualquer valência associada e, como tal, a necessitar de uma intervenção no sentido de o dotar de condições fundamentais ao nível da organização dos espaços, bem como da instalação de equipamentos que visam atrair públicos diversos e promovam o convívio intergeracional.
O “novo” Largo de São Tomé, conta ainda com um mural de arte urbana da autoria do artista plástico Carlos Amaral, alusivo à temática da Vinha e do Vinho, no âmbito do projeto “DEZA6 Estórias de uma História”, promovido pelo Município de Anadia.