O anadiense Albano Jorge doou um conjunto de trabalhos em barro à Biblioteca Municipal de Anadia. O protocolo de doação, entre o autor e o Município de Anadia, foi assinado, no passado dia 21 de abril, na Biblioteca Municipal.
Ao todo foram doadas 32 peças, das quais 30 pertencem à coleção “Cidade dos Orates”. Neste período inicial, os trabalhos encontram-se expostos no átrio da Biblioteca Municipal, podendo ser vistos até ao dia 26 de maio. Posteriormente, as peças ficarão expostas na Sala de Adultos.
Os trabalhos referem-se a figuras icónicas e personalidades, tais como Charles Chaplin, Mahatma Gandhi, Leonardo da Vinci, Barack Obama, Adamastor, D. Quixote de la Mancha, José Saramago, Madre Teresa de Calcutá, entre outras.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, agradeceu a Albano Jorge, o facto de “ter confiado ao Município o depósito da sua coleção de peças que ilustram várias figuras e personagens das mais diversas áreas, desde a literatura à política”.
A edil aproveitou o momento para deixar um agradecimento mais abrangente “por todo o contributo que, ao longo de todos estes anos, tem dado à cultura do nosso concelho”, destacando nomeadamente “a sua disponibilidade em participar nas diversas atividades promovidas pelo Município de Anadia”.
Albano Jorge, visivelmente emocionado, agradeceu ao Município por ter acolhido a sua coleção na Biblioteca Municipal, na esperança de que “sirva de inspiração” aos seus utilizadores, designadamente aos mais jovens.