Sérgio Fernandes, residente em Canelas, no concelho de Anadia, esteve em grande destaque no Campeonato Nacional de Tiro Desportivo em Pistola de Velocidade, tutelado pela Federação Portuguesa de Tiro e que se realizou na Carreira de Tiro do Centro Desportivo Nacional do Jamor.
Tendo já conquistado no passado mês de junho, o título de Campeão Regional Centro Veteranos 2023 nesta modalidade, o bairradino, atleta da Equipa de Tiro do Exército, conquistou deste feita os títulos de Campeão Nacional Veteranos e Campeão Nacional Absoluto 2023.
A prova de pistola de velocidade é considerada modalidade olímpica e consta na execução de séries de 5 disparos para 5 alvos, um para cada alvo, com os mesmos colocados à distância de 25 metros do atirador, nos tempos de 8 segundos, 6 segundos e finalmente em 4 segundos.
Após a prova de qualificação, com a realização das séries de competição definidas pela International Shooting Sport Federation (ISSF), o atleta bairradino apurou-se para competir na final olímpica com a conquista do primeiro lugar.
Composta pelos melhores 6 atletas da qualificação, a final olímpica decorre pelo método de acertos ou falhas de tiros nos centros dos 5 alvos, disparados no tempo total de 4 segundos, sendo eliminados sucessivamente os atletas com menos acertos.
Na final olímpica, Sérgio Fernandes subiu ao primeiro lugar do pódio pela eliminação dos atletas finalistas, conquistando assim o título de Campeão Nacional 2023 em Pistola de Velocidade.