Por: Katerin Costa
Clínica Saúde 12, Mamarrosa
Muitos de nós pensam que o tratamento ortodôntico só deve ser feito em dentição definitiva ou com o crescimento concluído. Por esta razão algumas crianças chegam demasiado tarde à consulta de Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM).
A OFM é uma área da medicina dentária dedicada ao tratamento de alterações do crescimento e desenvolvimento crânio-facial.
Direciona o correto crescimento facial tentando evitar no futuro: cirurgias maxilo-faciais, extrações dentárias para correção ortodôntica, assimetrias faciais, problemas respiratórios, estéticos e fonéticos. Estas alterações condicionam a autoestima da criança e têm um impacto na saúde oral e geral da criança.
Arrisco reforçar que o correto crescimento e desenvolvimento dos maxilares, assim como as funções orais adequadas, são fundamentais para a qualidade de vida da criança.
A OFM utiliza por vezes aparelhos ortopédicos removíveis ou apenas a remoção de interferências dentárias funcionais indesejáveis durante o crescimento, atuando diretamente sobre o sistema neuromuscular e cria novos reflexos posturais e uma dinâmica mandibular funcional e saudável, redireciona o crescimento, permitindo crescer de forma saudável.
Sinais de alerta
Assimetria facial
Apinhamento
Respiração oral
Mastigação unilateral
Dificuldades fonéticas
Mordida Profunda
Mordida Cruzada Unilateral
Mordida Cruzada Anterior
Mordida Aberta
Retrognatismo
Prognatismo
Olheiras marcadas