O Jornal da Bairrada esteve, na tarde de quinta-feira, 14 de dezembro, na Escola Secundária de Oliveira do Bairro no âmbito do projeto “JB vai à escola”, uma iniciativa que visa envolver toda a comunidade escolar com ações de acesso à informação confiável, promoção da leitura e combate às fake news e desinformação.
Esta sessão, de cerca de uma hora, decorreu no auditório e contou com a presença de professores e alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos do Curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, no âmbito da disciplina de Tecnologia e Comunicação e de Cidadania. Os alunos tiveram o prazer de estar com o jornalista João Paulo Teles e a diretora do jornal, Oriana Pataco.
Segundo João Paulo Teles, o combate às notícias falsas exige uma abordagem multifacetada e como tal, a literacia mediática é fundamental para permitir às pessoas discernir entre notícias legítimas e fabricadas. O investimento em meios de comunicação social credíveis e a promoção de normas éticas são medidas cruciais para restaurar a confiança do público na imprensa. A batalha contra as notícias falsas é um desafio constante que não podemos ignorar e a responsabilidade de discernir a verdade recai sobre todos nós.
Apelando à interação dos jovens, João Teles explicou-nos alguns conceitos como “manipulação”, “disseminação de notícias falsas”, “criação de imagens a partir de montagem ou de inteligência artificial”, “sensacionalismo” e “boato”. Um dos momentos com mais interação dos formandos foi a respeito do conceito de “boato” e da falta de rigor que, na maior parte das vezes, acontece na transmissão de informação através do que é falado.
As explicações constituíram uma mais valia, para os alunos, que aproveitaram a experiência de pessoas que estão na área e que lidam com fake news todos os dias.
Turma do 11º G do AEOB
Notícia completa na edição de 21 de dezembro de 2023