A Expofacic vai continuar a ser um mix de experiências que a tornam um evento único. O presidente da INOVA E.M., Pedro Cardoso, dava desta forma o mote para a apresentação da “maior feira-festa do país”, que vai atrair milhares de pessoas ao Parque S. Mateus, em Cantanhede, de 25 de julho a 4 de agosto.
Num espaço que a presidente da câmara, Helena Teodósio, considerou “perfeito” e num clima de grande informalidade, membros da comissão organizadora, presidentes de junta, líderes associativos, empresários e comunicação social assistiram, nos claustros dos Paços do Concelho, no dia 5 de junho, à apresentação de um certame “que não é da presidente da câmara, não é de Cantanhede, é da Região Centro, é de todos nós; é um evento nacional, sem dúvida nenhuma”. E só assim se justifica, manifestou Jorge Sampaio, em representação do Turismo Centro de Portugal, o apoio desta entidade à Expofacic. “Apoiamos apenas eventos que estruturam, alavancam e dão força à marca Centro de Portugal”, reforçou.
Num investimento superior ao do ano passado (2 milhões e 250 mil euros), a 32.ª Expofacic vai continuar a ser “uma feira agrícola, comercial e industrial”, sem esquecer tudo o que a complementa: música, gastronomia, artesanato e exposições.
Nesta apresentação, foram já reveladas algumas novidades, nomeadamente uma mega praça onde estarão acomodadas as tasquinhas e os palcos Super Bock e Adega Cooperativa; uma exposição sobre “o mundo dos insetos gigantes”, um open promocional de pool masculino e feminino, a Expofacic Kids e “um cartaz eclético”, que vai agradar a todas as gerações e que vai continuar a confirmar este evento como um dos mais concorridos do país”, frisou Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara e presidente da INOVA.
Relativamente ao cartaz musical, o artista internacional principal ficou ainda por revelar (segundo apurámos, está presente num evento musical nacional e só depois pode ser anunciado), mas todos os outros são já conhecidos. No primeiro dia (25 de julho), sobe ao palco principal Richie Campbell; no dia 26, António Zambujo e o cabeça de cartaz internacional; no dia 27, Grupo Revelação; no dia 28, Tony Carreira; no dia 29, Julinho KSD e Tributo a Ivete Sangalo; no dia 30, T-Rex, no dia 31, Pedro Abrunhosa. Agosto arranca com Miguel Araújo e MC PH; seguem-se, no dia 2, Bárbara Tinoco e Carolina Deslandes; no dia 3, Piruka, Magic, Kappa Jota e Livinho. O último dia, domingo, 4 de agosto, está reservado, como habitualmente, para os eternos Xutos e Pontapés.
Reportagem completa na próxima edição do Jornal da Bairrada.