Assine já


Gastronomia // Vagos  

Alargar o Vagos Sensation Gourmet foi “aposta ganha”

Com o sucesso desta edição, já começa o planeamento da próxima, que será a 10.ª, com o tema “Memórias”, para recordar momentos, pessoas e sabores que marcaram todas as anteriores.

Terminou, no dia 7 de julho, aquela que, segundo a equipa organizadora, poderá ter sido a “melhor edição de sempre” do Vagos Sensation Gourmet, na praia da Vagueira. O evento cresceu em número de dias – pela primeira vez, prolongou-se por dois fins de semana –, mas também em público. “Duplicámos os jantares, as demonstrações dos chefs, os workshops e tivemos sempre uma adesão imensa”, reparou Maria Pedro Silva, no momento de encerramento do certame. “

Estender o evento a dois fins de semana foi um grande desafio desde o planeamento até à operacionalização e concretização”, reconheceu a organizadora, admitindo que “surgiram muitas dúvidas”, mas realçando que nunca houve medo de arriscar. “É esta sede e fome de desafio, de continuarmos a ultrapassar barreiras com alegria, que nos motiva todos os anos”, concluiu.

Para João Paulo Sousa, presidente da câmara de Vagos, “está à vista de todos que o esforço de alargar o evento, aproveitando a logística instalada para lhe fazer um upgrade, compensou”. O autarca junta-se à organização no “balanço positivo” ao festival, sublinhando que “o Vagos Sensation Gourmet é um dos eventos mais importantes no município”.

“Este evento foi criado a pensar em todos os agentes envolvidos no mundo da hotelaria e restauração”, lembrou Tony Martins, no rescaldo desta 9.ª edição, agradecendo a “todos quantos continuam a alimentar este projeto” e apontando agulhas, desde já, para o regresso do festival gastronómico no verão do próximo ano.

De acordo com o chef, por conta da realização da 10.ª edição, em 2025, o Vagos Sensation Gourmet terá como tema “Memórias”. “A ideia é recordar momentos, pessoas e sabores que marcaram as edições anteriores”, explicou.

Afonso Ré Lau