A aldeia de Corgo de Baixo, na freguesia de Avelãs de Cima, recebeu, recentemente, um exercício de simulação de incêndio rural, no âmbito do programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras”. Este programa visa proteger as pessoas que residem em áreas urbano-florestais, através da implementação e gestão de zonas de proteção e locais de refúgio nos aglomerados. Pretende também sensibilizar as pessoas para a importância da prevenção de comportamentos de risco e para a adoção de medidas de autoproteção e de preparação face a incêndios rurais.
A apresentação e implementação do programa em Corgo de Baixo resulta de um trabalho conjunto entre o Município de Anadia e a Junta de Freguesia de Avelãs de Cima, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, através do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Aveiro, e a Universidade de Coimbra.
No simulacro realizado em Corgo de Baixo, estiveram presentes representantes do Município de Anadia, da Junta de Freguesia de Avelãs de Cima, da Associação de Apoio Florestal e Ambiental de Avelãs de Cima, dos Bombeiros Voluntários de Anadia, do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Anadia e do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Aveiro.